Coronavírus: mais da metade da população da Serra não está respeitando o isolamento social

Em meio à pandemia causada pelo coronavírus, moradores da Serra circulam pelas ruas da cidade sem máscara. Foto: Ana Paula Bonelli (04/05/2020)

Desrespeitando orientações de isolamento social, mais da metade da população da Serra está circulando normalmente pelas ruas da cidade. A informação preocupante, já que isso pode causar um aumento significativo no número de pessoas infectadas e dessa forma sobrecarregar os hospitais, foi divulgada pelo Governo do Estado. A Serra é a pior cidade da Grande Vitória no índice de moradores que estão respeitando as medidas.

Enquanto o isolamento está sendo colocado em prática por apenas 42,6% dos cidadãos serranos, os números de casos confirmados e mortes não param de aumentar na cidade. O município já registrou 711 moradores contaminados pelo novo coronavírus e 45 mortes causadas pela Covid-19. Dos infectados, 298 estão curados da doença. Em todo o Espírito Santo, são 3.540 confirmações e 133 mortes.

Na noite da última terça-feira (5), o Governo do Estado divulgou os índices de isolamento social das cidades capixabas. De acordo com o Estado, os dados estão sendo captados através de uma parceria com as operadoras de telefonia móvel. Com isso, o governo consegue monitorar diariamente a quantidade de pessoas que saem as ruas ou ficam em suas casas em meio à pandemia.

De acordo com o levantamento divulgado, o índice de isolamento em todo estado é de 46.3%. Segundo autoridades médicas, o correto seria que o número ficasse em torno dos 70%. Das cidades da Grande Vitória, a Serra é a com menor número de moradores que respeitam as determinações das autoridades sobre ficar em casa. Vale destacar que o município é o com mais mortes causadas pela doença.

O Estado explicou que a ferramenta, que foi disponibilizada gratuitamente, monitora o deslocamento dos usuários de celulares. Para manter o direito à privacidade, os dados são reunidos sem a identificação dos clientes. O percentual sempre se refere as pessoas que ficam em casa e são disponibilizadas no dia seguinte do monitoramento.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

33 minutos atrás

SBT abandona TV Tribuna, que agora é afiliada da Band no ES; veja o que muda

A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…

36 minutos atrás

Homem é torturado até a morte e encontrado com pés e pescoço amarrados na Serra

Crédito: Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O crime ocorreu…

23 horas atrás

Mara Barcelos lança dois livros sobre saúde neste domingo (22)

Da esquerda para a direita a capa das obras "Padrões de Qualidade do Rastreamento dos Cânceres de Mama e de…

24 horas atrás

7 dicas para manter a alimentação saudável das crianças nas férias

Especialista ensina como cuidar dos hábitos alimentares das crianças nas férias sem abrir mão de comer alimentos prazerosos/ Crédito: Freepik…

24 horas atrás

Calor intenso: como proteger cães e gatos durante as altas temperaturas?

Especialistas indicam medidas simples, para garantir que cães e gatos passem pelo verão com um pouco mais de conforto e…

1 dia atrás