Categories: Saúde

Coronavírus: ministro da Saúde recomenda que turistas troquem Itália por ES

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta falou à imprensa sobre o primeiro caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus (Covid-19). Foto: José Cruz / Agência Brasil

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, realizou uma coletiva de imprensa para confirmar o primeiro caso de coronavírus no Brasil, que foi registrado em São Paulo. Durante o evento, o ministro recomendou que os brasileiros trocassem a Itália pela cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo.

Nas terras capixabas, havia um caso suspeito da doença, mas que já foi descartado. O homem de 54 anos é morador da Grande Vitória e está com Influenza A. Antes do exame ser feito, o paciente tinha sido classificado como suspeito do coronavírus. Ele foi atendido na UPA de Carapina e encaminhado para o Hospital Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras.

Durante a coletiva, Mandetta afirmou que o Brasil não irá fechar as fronteiras. “Perguntaram-me por que não fechar [as fronteiras]. Isto não existe. Não tem eficácia nenhuma. Esta é mais uma gripe que a humanidade vai ter que atravessar. Das gripes históricas, esta tem letalidade menor e tem uma transmissibilidade similar à de determinadas gripes que a humanidade já superou”, acrescentou.

Em um momento, o ministro recomendou que ao invés de ir para a Itália, os turistas brasileiros deveriam visitar cidades do próprio país. “Se você não tem por que ir para a Lombardia, por que ir para a Lombardia? Vou lá para olhar? Vou passear? Aí preferiria passear no Hemisfério Sul, Cachoeiro de Itapemirim, Niterói, Foz do Iguaçu, Campo Grande, Pampas, Serra Gaúcha. Mais uma razão para fazer turismo interno no Brasil, se for turismo. Se for para negócios, faça o uso de toda a tecnologia. Tome cuidados higiênicos”, disse.

Por fim, o ministro afirmou que os brasileiros devem ter mais cuidados higiênicos. ““O brasileiro precisa aumentar o número de vezes que lava as mãos e o rosto com água e sabão ao longo do dia. Este é um hábito extremamente importante, não só para evitar problemas respiratórios, mas também outras doenças”, afirmou o ministro, recomendando que as pessoas também evitem compartilhar copos e outros utensílios que possam transmitir o vírus por meio da saliva.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

16 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

17 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

22 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

22 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

23 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

24 horas atrás