Categories: Saúde

Coronavírus na Serra: casos confirmados sobem para 14

Jayme dos Santos Neves é um dos hospitais referências para o tratamento do coronavírus. Foto: Divulgação

A Serra tem 14 casos confirmados de coronavírus. A informação foi divulgada pelo governador Renato Casagrande (PSB) no início da noite desta segunda-feira (30). De acordo com ele, em todo o Espírito Santo, são 13 novos pacientes infectados com a Covid-19. Até a noite do último domingo (29), nove moradores da Serra tinham sido confirmados com a doença.

Casagrande fez o anúncio através de suas redes sociais. Segundo ele, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) registou mais treze casos de coronavírus no ES, sendo cinco na Serra, quatro em Vitória, três em Vila Velha e um em Cariacica. “85 é o número atualizado de casos confirmados de coronavírus no ES”, afirmou o governador.

Também nesta segunda-feira, Casagrande confirmou que o Espírito Santo registrou os primeiros casos de transmissão comunitária, ou seja, a Secretaria de Estado de Saúde não consegue identificar a origem da contaminação dos pacientes. Casagrande afirma ainda que o Estado entrou na mesma situação de Rio de Janeiro e São Paulo.

Ainda de acordo com o governador, existe a possibilidade da Covid-19 avançar ainda mais em terras capixabas. “Registramos os primeiros casos de transmissão comunitária de coronavírus no ES. Isso ocorre quando não há como identificar a origem da contaminação. Com isso, a possibilidade de contágio atinge níveis muito mais elevados. Entramos no mesmo estágio de transmissão de SP e RJ.”

A transmissão comunitária ocorre quando um paciente infectado, que não esteve em países com registro da doença, transmite para outras pessoas, que também não viajaram. Vale destacar que esse é o terceiro e último estágio epidemiológico. Agora, o Espírito Santo está em alerta vermelho.

Medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19

Por conta do avanço da doença em terras capixabas, o governador Renato Casagrande (PSB) vem tomando uma série de medidas, como suspensão de aulas, fechamento de comércios, proibição de abertura dos bares, limitação de cultos em igrejas com público menor do que 50 pessoas, além do pedido ao Governo Federal de proibir transportes interestadual.

Na Serra, o prefeito Audifax Barcelos (Rede) decretou estado de emergência em saúde pública. Na prática, com esse decreto, o Município tem mais facilidade para tomar decisões de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Além disso, apenas serviços essenciais estão funcionando na cidade.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Comunicado – 05/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 05-11-2024Baixar

1 hora atrás

Opinião | Projeto moderniza eleição na Câmara da Serra e evita “sessão de horrores” como a de 2017

Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…

1 hora atrás

Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717

O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…

2 horas atrás

Dez horas de muito forró em Jacaraípe com os paulistas do grupo Balaio e convidados

Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…

2 horas atrás

Nova Orla de Jacaraípe será entregue no verão: praia terá mirante, parques e academias

A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…

2 horas atrás

Raimundos traz turnê de 30 anos de carreira a Vitória em dezembro

Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…

2 horas atrás