Em apenas um dia, o número de infectados pelo novo coronavírus no Espírito Santo dobrou. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até o final da tarde desta segunda-feira (16), foram confirmados oito casos. No último domingo (15), eram apenas quatro.
Além disso, existem outros 134 pacientes com suspeita da Covid-19. Os casos seguem em investigação e podem ser confirmados ou descartados a qualquer momento. Vale destacar que um dos casos confirmados foi de transmissão local, ou seja, a pessoa se infectou dentro das cidades capixabas, especificamente na Grande Vitória.
O avanço da doença em terras capixabas está fazendo com que o Governo do Estado tome medidas mais rígidas para evitar a proliferação. Uma delas foi suspender as aulas em todas as escolas estaduais do ES. Além disso, a Secretaria de Estado da Educação vai adiantar as férias escolares para a próxima semana.
A Serra, assim como outras cidades da Grande Vitória, e também o município de Linhares, foram colocadas como áreas de transmissão da Covid-19. Isso significa que moradores dessas cidades podem se contaminar pela doença em suas comunidades.
Até a semana passada, tinham sido confirmados apenas casos importados, ou seja, os pacientes tinham sido contaminados fora do Espírito Santo. Mas no final de semana, um paciente, que foi diagnosticado com o coronavírus, se infectou na Grande Vitória. As outras cidades classificadas como área de transmissão foram: Cariacica, Viana, Vila Velha e Vitória, todos da Região Metropolitana de Saúde, mais o município de Linhares.
Até o momento, não foi divulgado nenhum caso confirmado da doença na Serra. Sobre os casos suspeitos, a Secretaria Municipal de Saúde da Serra não está passando as informações. A pasta afirma que esses dados são divulgados, exclusivamente, pelo Governo do Estado.