Categories: Saúde

Coronavírus | Quando a falta de ar pode indicar Covid-19?

Um dos sinais mais importantes e que se deve ligar o alerta é a falta de ar. Foto: Divulgação

Neste momento de pandemia, não é incomum as pessoas ficarem em dúvida sobre quando se preocupar com alguns sintomas. Um dos sinais mais importantes e que deve ligar nosso alerta é a falta de ar.

A pneumologista da Unimed Vitória Karina Tavares explica que o desconforto respiratório é um dos sintomas mais preocupantes quando se trata de Covid-19, e que geralmente ele vem associado com coriza, tosse seca (ou com catarro) e febre. “Algumas pessoas também apresentam garganta inflamada, dores no corpo, congestão nasal e diarreia”, pontua.
Karina destaca que se a falta de ar for leve, não é preciso ir de imediato ao pronto-socorro. “É importante monitorá-la. Se ela persistir, procure uma unidade de saúde. E se, além da falta de ar, houver outros sintomas gripais relevantes, aí sim, o melhor é buscar atendimento médico”, alerta.
Ansiedade e asma
É importante ressaltar que a situação de isolamento tem feito com que se confunda crises de ansiedade com falta de ar. “Os sintomas da falta de ar causada pelo coronavírus podem ser também chiado no peito e ofegância. O normal é respirar cerca de 16 vezes por minutos. Se passar de 24 vezes, é um sinal de alerta. Pontas dos dedos e lábios roxos também são sinais importantes e pedem urgência”, diz a pneumologista.
Nesse momento de isolamento, a ansiedade pode gerar em algumas pessoas um certo desconforto respiratório, opressão no peito e a sensação de falta de ar. “Algumas pessoas acabam confundindo a angústia e a ansiedade com a falta de ar real, aquela que pode indicar Covid-19. É preciso fazer essa distinção e tentar manter a calma”, orienta a médica.
Os asmáticos também precisam ficar bastante atentos. “Geralmente, o asmático já conhece a falta de ar que sente durante as crises de asma. As crises asmáticas, normalmente, não apresentam febre, como acontece com a Covid-19”.
Se o paciente asmático fizer uso de sua medicação de rotina e a crise de falta de ar for controlada, o ideal é não ir ao pronto-socorro. “É melhor ficar em casa para não correr risco de se contaminar com o coronavírus”.
Além da ansiedade e da asma, outros problemas de saúde podem causar falta de ar ou desconforto respiratório, como bronquite, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) ou Coronariana (ICo).
Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Mercado Livre expande operações na Serra e vai reduzir tempo de entrega de produtos

O prefeito Weverson Meireles (ao centro da foto) na inauguração do novo centro de distribuição do Mercado Livre na Serra.…

13 horas atrás

Bandidos decretam toque de recolher em bairro após policiais matarem criminoso na Serra

Os bandidos decretaram toque de recolher em bairro após policiais matarem criminoso na Serra. Crédito: Divulgação Um confronto armado entre…

13 horas atrás

ES cria plano para reduzir impactos da reforma tributária e fortalecer a economia

A apresentação do plano que irá definir estratégias econômicas diante da reforma tributária brasileira, aconteceu na segunda-feira (24) no Palácio…

13 horas atrás

Carnaval e saúde mental: como encontrar equilíbrio na folia

O Carnaval é uma época de muita alegria. Mas, em meio a tanta animação, é importante lembrar que cuidar da…

14 horas atrás

Comunicado – 25/02/2025

publicidade legal - 25-02-2025Baixar

15 horas atrás

Ensaio geral dos blocos Ratazanas e Jacarabeach nesta quinta em Jacaraípe

Além do ensaio, o bloco Ratazanas será o responsável pela abertura oficial do Carnaval 2025 de Jacaraípe, junto com o…

15 horas atrás