Categories: Notícias

Coronavírus / Salva vidas temem contaminação e pedem suspensão do serviço na Serra

Atualmente 92 salva vidas atuam nas praias da Serra, mas número cairá no final de março. Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra

Por conta da pandemia de coronavírus, salva vidas que atuam nas praias da Serra querem que a prefeitura suspenda esse serviço até que a situação volte ao normal. Argumentam que as autoridades já pediram a população para não irem às praias e temem que possam contrair ou transmitir a doença em eventuais ações de salvamento.

Na manhã deste sábado, Tempo Novo ouviu dois profissionais que atuam nas praias da Serra, que pediram para não ter o nome divulgado por recearem punição.

Um deles disse que muitos guarda vidas tem que pegar ônibus para chegarem a seus postos. “Não é prudente, já que as autoridades estão pedindo para evitar circulação. E tem o perigo de pegar ou passar a doença durante um salvamento no mar. O governo já pediu para as pessoas não irem às praias”, afirma.

A outra fonte ouvida pela reportagem, afirmou que atualmente 92 profissionais atuam nas praias da Serra, mas que esse número cairá para 46 até o próximo dia 31 de março, quando cessa o contrato dos guarda vidas escalados como reforço para a alta temporada, que está no fim.

De acordo com essa fonte, os que continuam trabalhando ao longo do ano são os melhores classificados no teste físico aplicado na seleção, escolha que também leva em consideração a conduta do profissional nas praias. Assim tem sido nos últimos anos, diz esse guarda vida. Mas, segundo ele,  ao invés de manter essa prática, o comando tem dito que Prefeitura deverá fazer outro edital para contratar os 46  guarda vidas que atuarão na baixa temporada, entre abril e novembro.

“Isso vai atrair muita gente, sendo que deveria nos resguardar de aglomeração. No Taf (Teste de aptidão física) vem sempre cerca de uns 150 a 200 candidatos. Vai colocar todos em risco de contaminação”, diz, pedindo a prefeitura que não realize o processo também para garantir a renda dos que já estão classificados para os meses subsequentes.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Prefeitura da Serra disse que manterá o serviço de guarda vidas justamente para alertar a população a não permanecer nas praias. Quanto a realização de um novo processo seletivo para a manutenção de guarda vidas na baixa temporada, a Prefeitura disse que ainda está “verificando o processo” e não deu certeza se acontecerá. Confira a íntegra da nota.

A Secretaria de Defesa Social da Serra reforça o pedido de quarentena à população e alerta que este não é momento ideal para que se frequente praias. A equipe da Salvamar (Guarda vidas) foi treinada e capacitada e deve auxiliar a população informando para não frequentar os balneários. Os serviços essenciais à população estão mantidos no município. A Secretaria de Defesa Social ainda está verificando o processo(sobre nova seleção de guarda vidas).

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

8 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

12 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

12 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

15 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

15 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

16 horas atrás