Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas pessoas ainda insistem em causar aglomerações e desrespeitar as determinações para evitar o avanço da Covid-19. Nos fins de semana, por exemplo, a Serra registra cenas de praias lotadas e bares com música ao vivo, além de algumas outras aglomerações ocorridas em comunidades. Mas neste caso, como denunciar e com quem a população deve entrar em contato?
Ao TEMPO NOVO, a Prefeitura da Serra afirmou que os casos de aglomerações devem ser denunciados pelo telefone 190, da PM, que funciona 24h por dia. Além disso, a prefeitura recebe denúncias pela Ouvidoria. O funcionamento é das 8 às 17 horas. A denúncia é sigilosa e pode ser feita pelos telefones: 162, 3291-2011 e 0800 283 9780. A população também pode fazer uso dos serviços da Ouvidoria no site (clique aqui para acessar).
Ainda segundo o Município, todas as denúncias de aglomeração ou comércio irregular são registradas na Ouvidoria e encaminhadas à Secretaria de Defesa Social (Sedes), para realizar a ação de fiscalização. “A Sedes coordena os trabalhos das equipes de fiscalização da prefeitura em conjunto com as demais secretarias e a Polícia Militar”, afirmou a Prefeitura da Serra em nota encaminhada para a reportagem.
A Polícia Militar confirmou que recebe denúncias, mas disse que a principal responsabilidade de fiscalização é dos Municípios.
Moradores dizem que fiscalização não acontece
Apesar da Prefeitura da Serra dizer que realiza ações de fiscalização, muitos moradores reclamam que bares continuam abertos na cidade. Ainda segundo os populares, muitas vezes, os telefones fornecidos não atendem, ou quando a denúncia é feito, ninguém vai até o estabelecimento denunciado.
Todo fim de semana, a cena é a mesma: bares lotados e todo mundo sem máscara. Na Serra, as principais denúncias são dos bairros: Parque Residencial Laranjeiras, Colina de Laranjeiras, Porto Canoa, Morada de Laranjeiras e Jacaraípe.