O vereador Fábio Duarte confirmou sua filiação à Rede Sustentabilidade na sexta-feira (3), legenda do prefeito Audifax Barcelos. Fábio é líder do prefeito na Câmara da Serra. O Calendário Eleitoral determina a filiação partidária até o dia 4 de abril, seis meses antes das eleições, a fim de disputar as eleições municipais de outubro, quando serão eleitos novos prefeitos, vice e vereadores.
Nas últimas horas para o fim do prazo vários vereadores trocaram de legenda. Este ano, muitos tiveram dificuldade para se filiar, pois com o fim das coligações em chapas proporcionais, dirigentes de legendas preferem montar chapas sem medalhões.
Há informações de bastidores de que os vereadores Adilson Novo Porto Canoa (PSL) e Geraldinho Feu Rosa (sem partido) teriam ido para o PMB. O presidente da Câmara, Rodrigo Caldeira (Rede), pode ter se filiado ao DC, ao DEM ou até mesmo ao PRTB.
Stefano Andrade e Wanildo Sarnaglia (Avante) foram para o PSD. Enquanto Fabão da Habitação (antes PSD) foi para o PSB. Quelcia Fraga (desfilada do PSC) e Geraldinho PC (que foi excluído do PDT) teriam ficado sem partido. Adriano Galinhao foi para o PSB; Cleusa Paixão ficou no PMN, Ericson Duarte ficou na Rede, Robinho Gari se filiou ao PODEMOS, Roberto Catirica (Pros), Miguel da Policlínica foi para o PATRIOTA.