Categories: Meio Ambiente

Córrego imundo contamina praia em Manguinhos

Banhistas se assustaram com água escura e com odor forte. Foto: Divulgação

Uma água com coloração escura e muito fedorenta assustou os banhistas que curtiam a praia de Manguinhos neste final de semana, mas apesar do susto, a situação ocorre há anos. Trata-se do córrego Laripe que recebe esgoto dos bairros Feu Rosa, Ourimar, Vila Nona e impactos do antigo lixão que existia neste último bairro  e deságua imundo no balneário. Apesar do problema já durar pelo menos duas décadas, a Ambiental Serra / Cesan não sabe dizer se o líquido preto é esgoto.

A denúncia foi feita pelo presidente da Associação de Moradores de Manguinhos, Guilherme Lima. Ele publicou o vídeo nas suas redes sociais que mostra a água preta caindo diretamente na praia no último sábado (15) e afirma que é esgoto.

“O córrego sofreu um odor muito forte e a coloração na água indica que é esgoto. Esse problema ocorre há décadas. Percebemos que 90% do esgoto lançado nesse córrego vêm de moradores ribeirinhos de Vila Nova de Colares e Feu Rosa. Fizemos até manifestações pra Ambiental Serra resolver a questão, mas nada é feito”, disse.

O TEMPO NOVO acionou a Ambiental Serra, que por meio da assessoria da Cesan, disse não saber ainda se a água preta seria esgoto ou não. “Foi coletada amostra da água para análise laboratorial e o resultado deverá sair num prazo de 15 dias”, disse a Cesan em nota.

A concessionária confirmou que as imagens filmadas pelo morador são do córrego Laripe, que deságua em Manguinhos e afirmou que o sistema de esgoto que atende a região está operando normalmente.

A reportagem também acionou a Prefeitura da Serra que também disse que foi feita uma coleta da água e o resultado laboratorial ficará pronto em julho. “O município tem uma Parceria Público Privada (PPP) com a Cesan, visando ampliar a cobertura dos serviços de esgotamento sanitário. Atualmente, a Serra dispõe de uma cobertura da rede de tratamento de esgoto de cerca de 85%”, disse a prefeitura em nota.

O município ainda disse que a Prefeitura tem intensificado as ações de fiscalização no local para punir com multa quem não estiver ligado à rede de esgoto. “Cabe ressaltar que a Fiscalização Ambiental atua continuamente no combate ao lançamento irregular de efluentes in natura nos recursos hídricos, bem como à destinação de resíduos sólidos e ocupações irregulares em suas margens”, afirmou. 

Veja o vídeo abaixo feito pelo surfista Fábio Machado Cardoso: 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Após ordem do MP, quiosques de Nova Almeida tem até sábado (5) para serem desocupados

Após ordem do Ministério Público, a Prefeitura da Serra estabeleceu o prazo até este sábado (5) para a desocupação dos…

37 segundos atrás

Caneg 223° traz o tema “A Arte da Gestão”

Foto: divulgação No dia 09 de abril (quarta-feira), a partir das 07h40, o Steffen Centro de Eventos recebe mais uma…

4 minutos atrás

ES Gás fecha parceria com empresa de aço na Serra

Foto: Pix Fotografia A principal fornecedora de gás canalizado do Espírito Santo, ES Gás, anunciou uma parceria com a unidade…

2 horas atrás

Serra Beer Festival pode ser incluído no Calendário de Eventos oficiais da cidade

O evento acontecerá anualmente. Foto: Divulgação Agência Brasil Tramita na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 360/2025, que inclui…

19 horas atrás

Tio joga óleo quente em sobrinhos durante briga por comida, na Serra

Um homem de 31 anos foi preso após ser acusado de agredir dois sobrinhos — uma jovem de 19 anos…

21 horas atrás

Avaliação: Spin 2025 fica mais moderna, mas mantém motor 1.8

A Spin agora adota a identidade visual que estreou na Montana, com faróis divididos por uma faixa do próprio para-choque.…

21 horas atrás