Por Clarice Poltronieri
O mercado imobiliário é um dos mais atingidos pela crise que castiga o país. Mas nem isso foi empecilho para o corretor de imóveis Allan Batista, 38, morador de Valparaíso. Ele foi o único capixaba na premiação nacional que avalia os corretores de imóveis do Brasil. Allan ganhou o Prêmio Corretor do Ano na categoria de Vendas de Imóveis Usados Interior, por ter sido o campeão de vendas desse produto fora das capitais dos estados.
A premiação aconteceu no dia 14 de setembro, no VII Encontro Brasileiro de Corretores de Imóveis, em Curitiba, de iniciativa do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Confeci). Para ser considerado o melhor do Brasil em sua categoria, foram avaliados quantidade de vendas avulsas e qualidade, cuja nota foi determinada pelo índice de satisfação do comprador do imóvel.
Com pouco mais de três anos como corretor imobiliário, Allan disse que vendeu cerca de 65 imóveis, entre novos e usados, no período de setembro a setembro, entre 2014 e 2015. Foram fechados negócios em torno de 13 milhões, segundo o corretor. “Como vendedor sou novato, tenho menos de quatro anos. Mas já trabalhava na área, como executivo em portais imobiliários”, conta.
Destas vendas, Alan aponta que 92% ocorreram dentro do município da Serra, mas ele precisou de estratégia para despontar, devido ao período de crise. “Andei na contramão das demais imobiliárias. Enquanto todos diminuíam os investimentos nas mídias de comunicação, apostei no trabalho de divulgação”, frisa.
Sobre o momento, ele afirma que há uma queda nas vendas. “Muito desse resultado foi até abril deste ano. De lá para cá, houve uma queda nas vendas muito grande. Foram três aumentos de juros para financiamento habitacional só neste ano, o que aumentou o fluxo de locação em detrimento das vendas”, explica.