Por Clarice Poltronieri
Neste domingo (14), primeiro após a festa de Nossa Senhora da Conceição, acontece a tradicional Cortada do Mastro de São Benedito. O evento que acontece há mais de 160 anos na Serra-sede é a abertura dos festejos em alusão ao santo Bino, que contam ainda com a puxada e a fincada do mastro.
Por volta das 18h, devotos do padroeiro da cidade seguem em procissão até a mata, onde cortam uma madeira que será usada na confecção do mastro. Em seguida, o cortejo sai do bairro São Domingos e se dirige pelas principais ruas da Serra-sede até o prédio da Igreja Matriz. Acompanham os devotos festeiros três juntas de bois, enfeitadas com flores, que arrastam pelas ruas um enorme tronco representando o mastro de São Benedito. O evento também conta com a participação de cavaleiros e amazonas.
Estarão participando do cortejo as bandas de congo Folclórico São Benedito, São Benedito de Campinho da Serra, Konschaça, Santo Expedito, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Santiago. Também estará presente a banda de música Estrela dos Artístas.
A cortada do mastro é o pontapé inicial para os festejos em comemoração ao santo negro, composto ainda por outras três fases – puxada, fincada e derrubada.
Na segunda fase, é feita a puxada do navio Palermo no dia 25. No dia 26, feriado municipal, acontece o ápice da festa em homenagem ao santo, com a fincada do mastro. O mastro é retirado do barco e nele é preso um estandarte com a imagem do santo. Depois de render homenagens com muito congo e oração o mastro é erguido em frente à igreja matriz. Neste dia comemora-se ainda o Dia do Serrano.
A última fase dos festejos em alusão ao santo negro é a derrubada do mastro e ocorre apenas no ano seguinte, no domingo de páscoa.