Serra, 19 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cultura

Serra, 10 de dezembro de 2014 às 8:43

Cortada do mastro de Santo Bino será neste domingo

O evento é o pontapé inicial para a mais tradicional festa da cidade que reúne anualmente milhares de pessoas na Serra-sede.


Por Clarice Poltronieri

Conguistas cortam a madeira que servirá como mastro para os festejos. Foto: Edson Reis

Conguistas cortam a madeira que servirá como mastro para os festejos. Foto: Edson Reis

Neste domingo (14), primeiro após a festa de Nossa Senhora da Conceição, acontece a tradicional Cortada do Mastro de São Benedito. O evento que acontece há mais de 160 anos na Serra-sede é a abertura dos festejos em alusão ao santo Bino, que contam ainda com a puxada e a fincada do mastro.

Por volta das 18h, devotos do padroeiro da cidade seguem em procissão até a mata, onde cortam uma madeira que será usada na confecção do mastro. Em seguida, o cortejo sai do bairro São Domingos e se dirige pelas principais ruas da Serra-sede até o prédio da Igreja Matriz. Acompanham os devotos festeiros três juntas de bois, enfeitadas com flores, que arrastam pelas ruas um enorme tronco representando o mastro de São Benedito. O evento também conta com a participação de cavaleiros e amazonas.

Estarão participando do cortejo as bandas de congo Folclórico São Benedito, São Benedito de Campinho da Serra, Konschaça, Santo Expedito, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Santiago. Também estará presente a banda de música Estrela dos Artístas.

A cortada do mastro é o pontapé inicial para os festejos em comemoração ao santo negro, composto ainda por outras três fases – puxada, fincada e derrubada.

Na segunda fase, é feita a puxada do navio Palermo no dia 25. No dia 26, feriado municipal, acontece o ápice da festa em homenagem ao santo, com a fincada do mastro. O mastro é retirado do barco e nele é preso um estandarte com a imagem do santo. Depois de render homenagens com muito congo e oração o mastro é erguido em frente à igreja matriz. Neste dia comemora-se ainda o Dia do Serrano.

A última fase dos festejos em alusão ao santo negro é a derrubada do mastro e ocorre apenas no ano seguinte, no domingo de páscoa.

O cortejo que sairá de São Domingos é acompanhado por uma  junta de bois. Foto: Edson Reis

O cortejo que sairá de São Domingos é acompanhado por uma junta de bois. Foto: Edson Reis

 




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por