Categories: Meio Ambiente

Corte de árvores gera polêmica em Valparaíso

Menos verde: mesmo com dias cada vez mais quentes e secos, a Prefeitura não só autorizou como está fazendo o corte. Foto: Divulgação leitorMenos verde: mesmo com dias cada vez mais quentes e secos, a Prefeitura não só autorizou como está fazendo o corte. Foto: Divulgação leitor
Menos verde: mesmo com dias cada vez mais quentes e secos, a Prefeitura não só autorizou como está fazendo o corte. Foto: Divulgação leitor

Thiago Albuquerque

Num momento que a Serra e o Espírito Santo enfrentam uma das piores secas da história, mais de 40 árvores podem ser cortadas em um Condomínio Residencial Valparaíso I, conhecido popularmente como VP1. A ação já começou na tarde de ontem (05) e pelo menos quadro delas já estavam no chão, causando revolta de parte dos moradores, que expressaram sua indignação pelas redes sociais.

De acordo com esses moradores, o corte das plantas é para modificar a posição do muro do condomínio, para ampliação da calçada.  Júlio Cezar Filho, 27 anos, é um dos que expôs sua revolta em postagem no Facebook. “Moro aqui desde que nasci, cresci vendo essas árvores, deve existir outros meios de construir um muro sem cortá-las, lamentável vê isso acontecer e não poder fazer nada”, conta.

Outra moradora, Bárbara Ramos, 32 anos, também é contra a derrubada. “Vi casinhas de pássaros como João de Barro no chão do meu quintal. Isso está acontecendo na nossa cara e não podemos fazer nada”, desabafa. O corte está sendo realizado por uma equipe da própria Prefeitura da Serra.
A reportagem procurou a síndica do condomínio, Rita de Cássia Mosquim Vieira, mas ela disse que quem iria se pronunciar era a assessoria jurídica, que sua vez não deu retorno até o fechamento desta editoria às 15h da tarde de ontem (05).

Já a Prefeitura da Serra disse através da assessoria de imprensa, que deu autorização para o corte das plantas por se tratar de área particular e por não estar enquadrada em zona de proteção ambiental, desde que fossem cumpridas requisitos, como apresentação prévia de projeto paisagístico e de arborização urbana. Mas não detalhes sobre esse projeto paisagístico e de arborização exigidos.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Comunicados – 08/05/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 08-05-2025 - 2ª ediçãoBaixar

8 minutos atrás

Chuva provoca dois acidentes na Norte-Sul, na Serra

Os acidentes aconteceram na avenida Norte Sul, na manhã desta quinta-feira (8). Crédito: Divulgação Dois acidentes foram registrados na manhã…

41 minutos atrás

Serra +Cidadã: evento chega em Central de Carapina neste sábado (10)

A 25ª edição do Serra+Cidadã acontece neste sábado (10), na EMEF Antônio Vieira de Rezende, em Central Carapina. Das 8h…

58 minutos atrás

Procon Serra orienta sobre as compras de Dia das Mães

Avenida Central de Laranjeiras, um dos bairros que concentram grande número de comércios na Serra. pequenos negócios na Serra. Foto:…

1 hora atrás

Traficante foi executado com 27 tiros em Laranjeiras a mando do Comando Vermelho

O traficante foi morto dentro de um carro em rua de Parque Residencial Laranjeiras, na Serra. Crédito: Divulgação A motivação…

2 horas atrás

IPTU 2025 na Serra: última semana para conseguir isenção e desconto na taxa

Foto: Dayana Souza Os contribuintes da Serra, sejam pessoas físicas ou empresas, devem ficar atentos ao vencimento da primeira parcela…

2 horas atrás