Categories: Meio Ambiente

Corte de restinga vira caso de polícia em Manguinhos

Liderança comunitária barrou poda de árvore. Foto: Divulgação

Uma poda de restinga em Manguinhos virou caso de polícia no início desta semana. A ação seria feita pela Secretaria de Serviços da Serra, no entanto após confusão envolvendo o presidente do bairro, Guilherme Lima, que é contra o corte da vegetação, a Polícia Ambiental foi chamada para apaziguar os ânimos e autuar supostas irregularidades. 

De acordo com o líder comunitário, a Prefeitura da Serra estava realizando a poda sem a autorização da Secretaria de Meio Ambiente e sem um técnico responsável para o serviço. Guilherme explicou que já tinha sido feita uma reunião com a comunidade para decidir como seria o manejo da restinga, mas a Secretaria de Serviços queria realizar a poda sem a autorização.

“A comunidade fez uma reunião e deliberou que a secretaria iria, antes de continuar o trabalho, apresentar o plano de manejo da restinga, além disso, o bairro iria criar uma comissão de biólogos para estar acompanhando esse manejo para não dá problema, mas ai na segunda a Secretaria de Serviços peitou a comunidade e quis realizar a poda sem a autorização, na mão de ferro, sem respeitar a comunidade e o meio ambiente”, explicou.

Para impedir a ação – que ele classifica como “irregular”, Guilherme foi até o local onde a equipe da prefeitura estava iniciando os trabalhos, e pediu para que não fizesse o serviço. “Falei com eles que se alguém colocasse a mão na restinga eu iria chamar a Polícia Ambiental e realmente chamei. A polícia foi lá e só não fizeram o serviço com medo de irem para a delegacia”, afirma.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra para que o município comentasse sobre o ocorrido e também explicasse se a poda estava sendo feita de forma correta. Por meio de nota, a prefeitura disse que tem “autorização para o manejo da restinga”. Além disso, afirmou que o serviço é realizado de acordo com o cronograma da Secretaria de Serviços da Serra.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Sábado tem bazar com roupas masculinas, femininas e infantis a partir de R$ 2 na Serra

O bazar será realizado das 9h às 14h, na Rua Beethoven, 270, e contará com roupas masculinas, femininas e infantis.…

9 minutos atrás

Réveillon em Manguinhos com seis horas de open bar e shows com Prakatun e 80+

O Réveillon em Manguinhos, na Serra, promete uma celebração especial no Espaço Chico Bento, e uma das atrações é a…

40 minutos atrás

Casa da Rosa abre inscrições para curso de bordado na Serra

As aulas de “Bordado à Mão Livre para Iniciantes” serão realizadas todas as quartas-feiras, das 9h às 11h, na Casa…

2 horas atrás

Atenção, motoristas! Novos radares já estão multando em rodovia da Serra

Atenção, motoristas! Os novos radares já estão multando na Rodovia das Paneleiras, na Serra. Crédito: Gabriel Almeida Os novos radares…

2 horas atrás

Justiça manda soltar jovem que matou padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra

A Justiça mandou soltar o jovem que matou o padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra. Crédito: Divulgação Um caso…

5 horas atrás

Banda marcial de escola da Serra participa de concurso em São Paulo

A banda marcial foi fundada em abril de 2010 pelo maestro Jefferson Souza está ligada à Emef Manoel Carlos de…

5 horas atrás