Em meio a uma pandemia, com grandes dificuldades para toda a sociedade o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral, localizado em Novo Horizonte, na Serra, desenvolveu um projeto junto com alunos e professores para mandar mensagens de apoio a pacientes diagnosticados com Covid-19 e também seus familiares.
O projeto foi realizado por meio da disciplina de Projeto de Vida sob a orientação do professor Lion Granier. Ele desenvolveu o programa de acolhimento a pacientes diagnosticados com Covid-19 e contribuiu para amenizar as dificuldades dos pacientes.
“O Projeto Pedagógico intitulado “Cartas para um Amigo (a)” teve participação dos estudantes do 6°ano do Ensino Fundamental do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral e foi desenvolvido com o objetivo de conduzir os estudantes ao desenvolvimento da consciência social, permitindo-os assumir uma postura altruísta, empática e humanizada perante o outro. Por meio da atividade, foi compreendida a real importância da participação cidadã em levar uma mensagem de paz, conforto e esperança aos pacientes que foram diagnosticados com Covid-19 e familiares que estão acompanhando esse momento doloroso dos seus entes queridos”, afirma o professor.
Durante as aulas do Projeto de Vida, que tem por objetivo desenvolver nos estudantes uma base para as escolhas de sua vida, o professor refletiu sobre a condição atual da sociedade e pediu para que os alunos se colocassem no lugar do outro e por meio de uma reflexão desenvolvessem cartas de apoio, carinho e mensagens positivas que foram enviadas a pacientes e familiares das pessoas internadas com Covid-19. O centro de ensino tomou todos os cuidados em preservar os nomes dos estudantes e manteve as cartas originais de modo a não modificar o olhar do estudante.
O professor Lion entende que a atividade teve uma repercussão muito positiva nas turmas e os estudantes puderam expressar seus sentimentos e até mesmo trocar experiências entre eles, além disso, o projeto contribuiu para que o estudante tivesse interesse em retornar para as atividades presenciais uma vez que o tema continuará a ser desenvolvido na escola.