Especial: pandemia de coronavírus

Covid-19: Estado mantém Serra em risco baixo e comércio não sofrerá restrições

Comércio pode funcionar normalmente na Serra. Foto: Gabriel Almeida

Mesmo com um significativo crescimento diário nos casos confirmados e óbitos causados pelo coronavírus, a Serra seguirá classificada, pela 12ª semana consecutiva, como risco baixo. Na prática, a cidade fica livre de restrições no comércio, escolas e outras atividades. A decisão foi tomada pelo Governo do Estado no último fim de semana, quando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou mudanças significativas no Mapa de Risco e municípios da Grande Vitória voltaram para Risco Moderado.

Ao contrário da Serra, Vitória e Cariacica sofreram mudanças. Nessas cidades, as principais restrições são para escolas, que estão proibidas de funcionar de forma presencial (regra válida para ensino público e privado, menos superior, técnico e cursos livres), bares e restaurantes, que devem encerrar as atividades às 22 horas de segunda a sábado e às 16 horas nos domingo e, por último, eventos corporativos, que passam a ter limitação de 300 pessoas.

Mesmo com a Serra em risco baixo, algumas regras continuam valendo para o controle da proliferação do coronavírus. Em estabelecimentos comerciais, por exemplo, é obrigatório o uso de máscara, disponibilidade de álcool em gel e distanciamento social. O mesmo vale para escolas públicas e privadas.

A manutenção do risco baixo na cidade traz alívio para comerciantes e demais empresários. Na última semana, após a Secretaria de Saúde anunciar possíveis alterações de classificações em diversas cidades capixabas, a Serra era um dos municípios com a possibilidade de voltar a sofrer restrições.

Na cidade, já são 22.807 moradores que foram infectados pelo coronavírus, 577 mortos e 21.834 considerados curados da doença. Também existem outros 31.531 pacientes com suspeita. No momento, eles aguardam os resultados dos exames já realizados. A Serra lidera, juntamente com Vila Velha, o ranking de cidades com mais óbitos por Covid-19 no Espírito Santo. Além disso, é o terceiro município com mais contaminados.

O que é o Mapa de Risco?

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Confira como fica o tempo no último fim de semana de fevereiro na Serra

O tempo amanheceu nublado em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli Fevereiro está chegando ao fim e a chegada deste sábado…

20 horas atrás

Presidente da Câmara vai a Brasília em busca de avanço na acessibilidade da Serra

O vereador solicitou assistência para a implementação de medidas que tornem a cidade da Serra mais acessível, especialmente em espaços…

20 horas atrás

Arena de Verão Serra 2025: confira programação para este fim de semana

O verão chegou com tudo e, apesar da chuva, a Arena de Verão Serra 2025 promete um final de semana…

21 horas atrás

Edital seleciona projetos de educação e prevenção sobre drogas no ES

Reprodução Google Maps O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas…

22 horas atrás

ABRH-ES comemora 40 anos e anuncia nova gestão para próximo triênio

ABRH-ES abre comemorações pelos 40 anos com posse da nova diretoriaCerimônia reuniu cerca de 150 pessoas, em Vitória, e contou…

2 dias atrás

Inscrições abertas para a 8ª edição do Festival da Canção da Serra em abril

A oitava edição do Festival da Canção da Serra, acontecerá na Praça dos Pescadores, em Nova Almeida, nod sidas 4,…

2 dias atrás