O coronavírus também está mudando a rotina de igrejas na Serra. Algumas já suspenderam atividades, outras estudam a possibilidade.
É o caso, da Paróquia São José de Anchieta, em José de Anchieta, que suspendeu por duas semanas todas as atividades como reuniões, terços, formações e encontros. Quanto a reza da Via- Sacra e as Santas Missas, permanecem mantidas até orientação do Arcebispo de Vitória. O padre Davidson Coelho disse para cada família intensificar suas orações e súplicas a Deus e a Senhora da Penha para o fim desta epidemia, com serenidade e fortaleza cristã.
Na igreja evangélica Ceifeiros de Deus, em Laranjeiras, os cultos acontecerão normalmente por enquanto. A pastora Patrícia Vidal disse que muitas pessoas estão com medo de sair de suas casas e a doença realmente é séria para quem está nos grupos de risco. “Mas nossas atividades acontecem normalmente e estamos passando as orientações para os irmãos”.
O TEMPO NOVO também entrou em contato com a igreja São Francisco de Assis, em Laranjeiras, que disse que por enquanto a programação de missas está mantida, mas que hoje (17), no final da tarde haverá uma reunião para decidir sobre ao assunto.
Também em Laranjeiras, a Igreja Evangélica Vida, vai manter, por enquanto, seus cultos normalmente. O pastor Valteci Moreira disse que está avaliando a cada semana. “Neste final de semana teremos cultos normalmente na sexta e no domingo. Estamos orientando aos fieis para se dividirem nos horários de cultos para não superlotar o templo. Além disso, idosos, pessoas com doenças pulmonares e respiratórias e com sintomas como febre e gripados, estamos pedindo para ficar em casa. Outras orientações estão sendo dadas conforme divulgado pelo Ministério da Saúde, abraços, aperto de mão, beijo que é comum dentro da igreja, estamos pedindo aos crentes para evitar. Estamos orando para superarmos essa pandemia e se caso seja necessário faremos cultos online”, destaca.
A Fraternidade Espírita de Laranjeiras (Feslar) emitiu um comunicado em seu site anunciando a suspensão de todas as suas atividades (reuniões doutrinárias, reunião mediúnica, grupos de estudo, atendimento fraterno e evangelização infantil e juventude). As atividades estão suspensas desde o dia 16 de março por tempo indeterminado.
A União Espírita de Jacaraípe também suspendeu suas atividades até o dia 30 deste mês. Por meio de sua página no Facebook, a entidade disse que a deliberação poderá ser revista a qualquer momento, dependendo da evolução da pandemia do coronavírus.