Com risco de uma terceira onda da Covid-19 em todo o Brasil, o Espírito Santo pretende iniciar a vacinação de capixabas maiores de 18 anos a partir de julho. E consequentemente, moradores da Serra – a maior cidade do estado – serão beneficiados com a tão aguardada e sonhada imunização contra o coronavírus. A informação foi concedida pelo subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, na manhã desta quinta-feira (27).
A ideia inicial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é começar a vacinar, até o final de julho, pessoas que possuem 18 anos ou mais. Até o momento, apenas idosos com mais de 60 anos, pessoas com comorbidades e outros grupos prioritários podem ter acesso a vacina. Luiz Carlos Reblin afirmou que o estado pode receber até 1 milhão de doses ainda em junho.
“Se tivermos as vacinas, no ritmo que acreditamos, trabalhamos para fechar julho já vacinando uma população próxima de 18 anos”, afirmou Reblin durante entrevista concedida a radio CBN Vitória na manhã desta quinta-feira.
+ Variante indiana que pode chegar à Serra é muito mais agressiva e ‘ataca’ os mais jovens
Apesar da previsão, o subsecretário de Vigilância em Saúde afirmou que a expectativa era de receber cerca de 1 milhão de doses, mas o Ministério da Saúde já reduziu este volume para pouco mais de 800 mil doses.
“Ainda assim a expectativa é de que avancemos um pouco mais na vacinação para a população em geral. Estamos aguardando a definição do Ministério da Saúde para começar a vacinar a população da faixa etária abaixo de 60, ainda em junho”, finalizou Reblin.
Coronavírus na Serra
Até essa quinta-feira (27), a Serra já registrou 60.971 pessoas infectadas pelo coronavírus, 1.287 casos fatais, 58.900 curados e 38.939 curados/recuperados da Covid-19. O município é líder em infectados e vice-líder em mortes no Espírito Santo.