Uma informação de que 300 trabalhadores envolvidos na transferência e no acolhimento dos pacientes com Covid-19 vindos de Manaus teriam sido infectados por uma variante do coronavírus tem circulado pela internet e assustado capixabas. Segundo as mensagens espalhadas em grupos de redes sociais e aplicativos de mensagens, os profissionais de saúde do Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, seriam os mais afetados. Mas será que é verdade ou se trata de uma fake news?
O TEMPO NOVO apurou que a informação é falsa. Até o momento, nenhum trabalhador que teve contato com os 36 pacientes de Manaus – que chegaram ao Espírito Santo na semana passada – foi diagnosticado com coronavírus e, consequentemente, não há indícios de contaminação pela variante registrada no Amazonas.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está testando todos esses profissionais por meio de exame de RT-PCR, desde o último sábado (23), antes do 3º dia de contato com os pacientes. De acordo com a Sesa, os funcionários que apresentarem resultados positivos ou inconclusivos serão isolados imediatamente e todos seus colegas e familiares também realizarão o teste par evitar que haja uma onda da nova variante também no estado.
O médico infectologista que coordenou a transferência dos amazonenses para o Estado, Mayke Armani, garante que a testagem é uma medida a mais para a vigilância adequada do processo. “Medidas como esta são reconhecidas internacionalmente como protocolo adequado e efetivo de rastreio. Além de manter o cuidado com os pacientes que nos dispomos a receber, de forma solidária como o SUS se apresenta, também queremos incrementar a biossegurança dos trabalhadores que estão na linha de frente do atendimento”, disse.
+ Coronavírus: 8 pacientes de Manaus internados em hospital da Serra já podem receber alta
De acordo com Armani, os resultados positivos detectados em um período inferior a 48h do contato com os pacientes do Amazonas, possivelmente se tratam de infecções anteriores à chegada dos pacientes ao Estado, com características de casos assintomáticos. “Por isso, vamos monitorar de forma sistemática esses trabalhadores com testagem de 48/96 horas, independentemente da apresentação de sintomas, para garantir isolamento oportuno. Tal medida se aplica a todos os trabalhadores que tiverem contato com estes pacientes”, afirmou o médico.
As impressões iniciais, ainda não conclusivas, indicam que o perfil dos pacientes do Amazonas não difere consideravelmente dos já tratados no Hospital Dr. Jayme. A médica infectologista, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Dr. Jayme, Daniela Feitosa, explica que a percepção, até o momento, é de que os pacientes não apresentam gravidade diferenciada.
“Estamos analisando o quadro clínico destes pacientes em comparação com o atendimento habitual que prestamos no hospital. Ainda é cedo para analisarmos a evolução clínica, porque são poucos dias de internação, mas, até o momento, a percepção é de que a doença pouco difere”, explicou Daniela Feitosa.
Dos 36 amazonenses internados, 17 estão em isolamento de UTI e 19 em isolamento de enfermaria. Destes, oito têm potencial para alta até o final desta semana. No entanto, mesmo com a melhora clínica, a transferência dos pacientes de volta para Manaus está condicionada ao critério de testagem de RT-PCR negativo.
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…