Categories: Economia

Covid-19 também provoca epidemia de desemprego na Serra

Av. Central de Laranjeiras após a reabertura das lojas em horário especial e dias alternados: pandemia mudou cotidiano, reduziu renda do consumidor e vendas no comércio. Foto: Ana Paula Bonelli – 12/05/20.

Locomotiva econômica e município de maior população do ES, a Serra é a cidade com mais demissões nesta pandemia de coronavírus. Em abril, 5.605 trabalhadores com carteira assinada deixaram seus postos. Como o número de admissões foi de 2.180, o saldo da geração de empregos com carteira assinada ficou negativo com 3.424 vagas a menos.

Os dados são do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregado (Caged), que é vinculado à Secretaria de Trabalho, órgão do Ministério da Economia. E revelam impacto profundo da covid-19 na economia não só da Serra, mas do ES e do país. Situação que também tem se repetido em maior ou menor grau em outros países.

Apesar da Serra ter liderado no Estado o fechamento de vagas em abril, onde se considera o balanço entre admissões e demissões no período, os municípios vizinhos Vitória, Vila Velha e Cariacica também enfrentam cenário semelhante. E não é diferente nas maiores das cidades do interior.

Tanto que o Espírito Santo terminou o mês com saldo negativo de 17.881 vagas de emprego. E, segundo o Caged, a situação se acentuou em abril com o avanço da pandemia. Em março já havia tido queda na geração de emprego no estado, mas ela foi menor. Em janeiro e fevereiro foram registrados números positivos.

Fechamento de vagas de trabalho no município é histórica

Para se ter ideia do tamanho do impacto econômico da covid-19 na Serra, basta ver o que aconteceu em anos anteriores. Em 2015, por exemplo, no auge da crise econômica que atingia o país, a cidade perdera 9.566 postos de trabalho formais. Em 2016, foram 7.516 vagas a menos. Em 2018, a perda foi mais suave: 1.981 vagas. Só em 2019 a Serra voltaria a contratar mais do que demitir, com 1.742 novas vagas.

E esta pandemia de coronavírus, em apenas um mês, já foram fechadas o equivalente a mais de um terço de todas as vagas perdidas em 2015, pior ano até então.  Todos os números são do Caged.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

2 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

2 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

2 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás