Categories: Meio Ambiente

CPI do Pó Preto ouve serranos e relatório sai em agosto

 

Os deputados Gilson Lopes, Rafael Favatto e a secretária de Meio Ambiente da Serra, Andreia Carvalho, durante a audiência da CPI do Pó Preto, em Nova Almeida. Foto: Bruno Lyra

Por Bruno Lyra

Até o próximo dia 20 agosto. Essa é a previsão para a entrega do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pó Preto, que investiga responsabilidades e consequências da poluição do ar no ES, com ênfase na Grande Vitória. A CPI é tocada pela Assembleia Legislativa e na última terça (14) ouviu moradores da Serra, em Audiência Pública realizada na Associação de Moradores de Novo Horizonte.

Presidente da CPI, deputado Rafael Favatto (PEN), acredita que o resultado dessa vez vá ser diferente do que aconteceu com a CPI da Poluição na década de 1990, cujo relatório não gerou melhoria da qualidade do ar. “Naquela época, instituições como o Ministério Público eram fracas. Hoje são fortes. Junto com Governo do Estado, Assembleia e cobrança da população haverá convergência de objetivos para o bem maior, que é a redução da poluição”, defende.

O deputado Gilson Lopes (PR) é outro membro da CPI que esteve na audiência. Para ele, os principais responsáveis pela poluição são Vale e ArcelorMittal. “Nosso objetivo é verificar quais os índices de poluição, ouvir a apurar as reclamações das comunidades, dando amplo direito à defesa das siderúrgicas”, assevera.

Os moradores da Serra que estiveram na audiência, principalmente os que estão mais próximos ao Complexo de Tubarão (Vale e ArcelorMittal) reclamaram  da poluição. “Moro desde 1996 no setor Ásia de Cidade Continental. De lá para cá a poluição só piorou. Minha neta tem problemas respiratórios e minha esposa sente dor nos ossos. Tem até mau cheiro das empresas”, disse Joel Batista.

“Trabalho na área industrial da Vale e Arcelor, sei como é aquilo. A gente sofre muito com o pó preto. À noite fica pior, acho que desligam equipamentos”, afirma o morador de Praia de Carapebus, Hemerson Fernandes.

Presidente da Associação de Moradores de Lagoa de Carapebus, Glória Torres, vive no bairro há 28 anos e disse que todas as seis pessoas que moram em sua casa tem problemas respiratórios. “Aumenta quando vira o vento sul”, observa.

Da Ong SOS ambiental, Gílson Mesquita, pediu investigação sobre aprovação do decreto estadual 3463 –R que, segundo ele, definiu limites de poeira a partir das médias mais elevadas e por isso está inadequado.  Já a secretária de Meio Ambiente da Serra, Andréia Carvalho, pediu aos deputados que foquem o relatório final na poluição que vem das siderúrgicas, e não em outras fontes.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

11 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

14 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

15 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

18 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

18 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

19 horas atrás