Categories: Política

CPI dos Maus-tratos a Animais enquadra zoonoses da Serra

a mesa foi composta pela presidente da ong Amizade é um Luxo, Yara Guimarães, pelo procurador da Assembleia Legislativa, pela deputada Janete de Sá, pelo promotor Bruno Araújo e pelo presidente do Conselho Regional de Veterinária, Luiz Carlos Barbosa. Foto: Divulgação AL / Reinaldo Carvalho

Ana Paula Bonelli

Em reunião tumultuada, membros da equipe de Saúde da Prefeitura da Serra, incluindo a secretária em atividade Elba Maria Borges Gonçalves, foram ouvidos na última quarta (13) pela CPI dos Maus-Tratos a Animais na Assembleia Legislativa. A proponente da CPI é a deputada Janete de Sá (PMN) e as denúncias que envolvem o Centro de Controle de Zoonoses da Serra – CCZ (hoje Vigilância Ambiental em Saúde) foram feitas pela ong Amizade é um Luxo.

Estiveram presentes na ocasião, mais de 100 protetores de animais que assistiram as denúncias de falta higiene, eutanásia em animais sadios, descaso veterinário, más condições de saúde dos animais e estrutura física e, ainda, a proibição da ong Amizade é um Luxo de realizar atividades internas e externas com cães e gatos do CCZ.

A deputada Janete de Sá disse que o próximo passo da CPI com relação a este assunto será no dia 17 de agosto, quando serão ouvidos os depoimentos dos dois veterinários, Sabine Wendling e Reginaldo Portela Sobreiro, e o secretário de Saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin, que não foram ouvidos no dia 14.

Presente também na reunião, o promotor do Ministério Público Estadual Bruno Araújo Guimarães, sugeriu que a ong voltasse a atuar até sexta-feira (15) no CCZ da Serra, sugestão também acatada pela CPI e pela equipe da Saúde da Serra que ficou de consultar a Procuradoria da Prefeitura.
“A volta da ong ao CCZ foi um compromisso assumido pela prefeitura que ficou de resolver o problema até sexta feira”, declarou a deputada.

O promotor que considerou as imagens como ‘chocantes’ disse que “se eles (a prefeitura) não permitirem o retorno da ong, nós (Ministério Público) vamos entrar nesse CCZ e fiscalizar tudo. Esses maus-tratos não podem continuar”, advertiu o promotor Bruno Araújo.

A Prefeitura da Serra disse que é necessário que a Ong entre com a devida e legal formalização para uso do espaço público, para realização do atendimento de modo voluntário, conforme previsto nas leis nº 13.019/2014 e nº 13.204/2015, que determina quais serviços são de competência da Ong e da Vigilância Ambiental em Saúde.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Igreja Adventista promove feira de saúde na serra neste domingo (26)

Feira de Saúde da Igreja Adventista do Sétimo Dia: Cuidado, Bem-estar e Solidariedade para a Comunidade/ Foto: Freepik Neste domingo…

18 horas atrás

Invasão em área de preservação é desmontada na Serra

Divulgação Semma Equipes da Fiscalização Ambiental, da Fiscalização de Posturas e da Guarda Municipal realizaram, nesta semana, uma ação integrada…

19 horas atrás

Volta às aulas: pediatra explica como montar uma lancheira saudável gastando pouco

A pediatra Bruna de Paula, especialista em alimentação infantil, lista opções de lanches nutritivos e com preços acessíveis/ Crédito: Freepik…

20 horas atrás

Corpo é encontrado dentro de apartamento incendiado na Serra

DHPP da Serra. Foto: Divulgação/PCES Na manhã deste sábado (25), um corpo foi encontrado dentro de um apartamento incendiado no…

20 horas atrás

Jovens são mortos a tiros na Serra

Divulgação Dois jovens foram mortos a tiros em uma rua do bairro Jacaraípe, na Serra. O caso aconteceu na noite…

2 dias atrás

Nova Almeida terá shows de graça com Koioty, Banda Cheiro da Cor e muito mais

As atrações musicais escaladas são Koioty, ex-vocalista da banda LUXÚRIA (BA), Banda Cheiro da Cor, Banda Resenha de Pagode e…

2 dias atrás