A CPI dos Maus-tratos aos Animais da Câmara Federal, em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais e Contra os Maus-tratos, presidida pela deputada Janete de Sá (PMN), vão convocar para prestar depoimento nesta sexta-feira (23) o Superintendente do Ibama no Espírito Santo, Guanadir Gonçalves da Silva Sobrinho, o comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Tem Cel. Francisco José Silva Gomes e o secretário municipal de Meio Ambiente, Luíz Emanuel Zouain.
A CPI vai tratar da morte de tartarugas e arraias na orla de Vitória e também do flagrante feito por um grupo de canoístas, na praia de Camburi, que se deparou com várias tartarugas mortas em redes de pesca.
“Nós vamos cobrar dos órgãos responsáveis providências para que fatos como esse não se repitam. No dia 21 de julho, dezenas de arraias foram encontradas mortas nas areias da praia de Camburi e o pior, esses não são casos isolados. Em todo o nosso litoral nos deparamos com esse problema e com a ausência de fiscalização, por isso vamos cobrar de quem deveria fiscalizar”, declarou a deputada Janete de Sá;
Na semana passada também foram encontrados mortos no litoral capixaba, um filhote de baleia Jubarte, na praia de Interlagos, em Vila Velha e um golfinho na praia de Jacaraípe, na Serra.
A reunião da CPI nacional dos maus-tratos no Estado está marcada para acontecer no dia 23, a partir das 19hs, na Assembleia Legislativa. A reunião é aberta ao público.