Categories: Política

CPI quer indústria indenizando morador e fazendo hospitais

 

Pó preto: moradora de Laranjeiras mostra a poluição recolhida na varanda de casa. Foto: Gabriel Almeida

Por Conceição Nascimento

A adoção de condicionantes mais rigorosas para emissão de licenciamentos do Iema e Seama para atividades poluidoras e a proibição de concessão de licenciamento ambiental para ampliação de atividade das atuais empresas estão entre as 23 recomendações do relatório final, com 82 páginas, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pó Preto da Assembleia Legislativa, que encerrou os trabalhos na tarde desta quarta-feira (7).

Como medida compensatória pela poluição do ar no Estado, o relatório recomenda que Vale, ArcelorMittal e Samarco invistam R$ 304 milhões até 2020, para estudos e melhoria da gestão da qualidade do ar da Região da Grande Vitória e Anchieta (onde fica a Samarco).

Pede também que as empresas construam hospitais em Cariacica e Vitória que sejam referência no atendimento a doenças pulmonares, como medida de compensação aos impactos gerados à saúde da população. E que façam uma UTI no hospital de Anchieta. Se as medidas não forem cumpridas, o relatório diz que caberá ao Ministério Público a aplicação de multa e sanções pertinentes às empresas.

Segundo dados do relatório, as empresas Vale e ArcelorMittal indenizem moradores da Grande Vitória pelos prejuízos materiais e financeiros causados pelo pó preto, na proporção da poluição gerada por cada uma delas.

A CPI investigou, durante oito meses, denúncias sobre a poluição do ar na Grande Vitória. Realizou 31 reuniões, colhendo 51 depoimentos e ouviu representantes de grandes empresas apontadas como poluidoras, Vale, ArcelorMittal e Samarco. Teve como presidente o deputado Rafael Favatto (Pen); vice-presidente Erick Musso (PP) e relator Dary Pagung (PRP) e membros Euclério Sampaio (PDT) e Gilsinho Lopes (PR).

Tags: CPIPó Preto
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Após ser baleado, homem morre em quintal na Serra

Crédito: Divulgação Na manhã deste domingo (13) um homem foi assassinado a tiros no bairro Mestre Álvaro, na Serra. O…

18 horas atrás

Serra mobiliza mais de 500 pessoas em rede de solidariedade em Nova Almeida

Foto: Filipe Oliveira Mais de 500 pessoas, entre servidores municipais, voluntários e equipes de apoio, foram mobilizadas para acelerar os…

2 dias atrás

Serra ganha novas linhas de ônibus do Transcol; veja quais

Foto: divulgação A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) divulgou que três novas…

2 dias atrás

EDP e Polícia Civil flagram furto de energia na Serra

Foto: divulgação Em ação conjunta, a Polícia Civil e a EDP, concessionária de energia, encontraram uma ligação direita casos de…

2 dias atrás

Feriado com gastronomia e cultura no 1º Fest Santo Manguinhos

ES-010, em Manguinhos, na Serra. Crédito: Nelson Júnior O feriadão da Semana Santa e Tiradentes, de 17 a 21 de…

2 dias atrás

Inmet emite alerta de chuva com perigo potencial na Serra

Alerta de chuvas para o litoral capixaba nesta sexta-feira (11). Foto: Inmet Após as chuvas atingirem várias partes da Serra…

3 dias atrás