Categories: Política

CPI quer indústria indenizando morador e fazendo hospitais

 

Pó preto: moradora de Laranjeiras mostra a poluição recolhida na varanda de casa. Foto: Gabriel Almeida

Por Conceição Nascimento

A adoção de condicionantes mais rigorosas para emissão de licenciamentos do Iema e Seama para atividades poluidoras e a proibição de concessão de licenciamento ambiental para ampliação de atividade das atuais empresas estão entre as 23 recomendações do relatório final, com 82 páginas, da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pó Preto da Assembleia Legislativa, que encerrou os trabalhos na tarde desta quarta-feira (7).

Como medida compensatória pela poluição do ar no Estado, o relatório recomenda que Vale, ArcelorMittal e Samarco invistam R$ 304 milhões até 2020, para estudos e melhoria da gestão da qualidade do ar da Região da Grande Vitória e Anchieta (onde fica a Samarco).

Pede também que as empresas construam hospitais em Cariacica e Vitória que sejam referência no atendimento a doenças pulmonares, como medida de compensação aos impactos gerados à saúde da população. E que façam uma UTI no hospital de Anchieta. Se as medidas não forem cumpridas, o relatório diz que caberá ao Ministério Público a aplicação de multa e sanções pertinentes às empresas.

Segundo dados do relatório, as empresas Vale e ArcelorMittal indenizem moradores da Grande Vitória pelos prejuízos materiais e financeiros causados pelo pó preto, na proporção da poluição gerada por cada uma delas.

A CPI investigou, durante oito meses, denúncias sobre a poluição do ar na Grande Vitória. Realizou 31 reuniões, colhendo 51 depoimentos e ouviu representantes de grandes empresas apontadas como poluidoras, Vale, ArcelorMittal e Samarco. Teve como presidente o deputado Rafael Favatto (Pen); vice-presidente Erick Musso (PP) e relator Dary Pagung (PRP) e membros Euclério Sampaio (PDT) e Gilsinho Lopes (PR).

Tags: CPIPó Preto
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

7 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

14 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

15 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

15 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

16 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

16 horas atrás