Categories: Amar é o Bicho

CPI vai ouvir Eco sobre atropelamento de animais silvestres na BR 101

De acordo com denúncias, a empresa não construiu túneis de passagem de animais conforme previsto no contrato de concessão. Foto: Divulgação Leonardo Merçon

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura maus-tratos a animais se reúne extraordinariamente na quinta-feira (11), em Linhares, para propor alternativas a fim de evitar o atropelamento de animais silvestres no trecho da BR-101 que corta a Reserva de Sooretama. A reunião, a primeira da comissão a ser realizada fora de Vitória, está marcada para as 19 horas, na Câmara de Vereadores.

A presidente da comissão, Janete de Sá (PMN), adiantou que o espaço será uma oportunidade para que a Eco 101, concessionária que administra a rodovia, exponha suas estratégias para evitar essas ocorrências. De acordo com denúncias, a empresa não construiu túneis de passagem de animais conforme previsto no contrato de concessão.

A reunião da CPI foi marcada a pedido de organizações não governamentais (ongs). Para esclarecer o assunto, foram convocados o diretor-superintendente da concessionária, Paulo Roberto Hanke, e o coordenador de Infraestrutura da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Carlos Frederico Peixoto. Guanadir Gonçalves, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), participará como convidado.

As informações são da Assessoria da Assembleia Legislativa que diz ainda que os registros apontam frequentes atropelamentos de animais da região da Reserva Biológica de Sooretama, tais como anta, onça-parda, jaguatirica e até mesmo um gavião-real. A reserva fica a 130 Km de Vitória e abrange parte do município-sede, Linhares, Jaguaré e Vila Valério. É constituída por uma área de 27,8 mil hectares, onde são encontradas espécies de fauna e flora da Mata Atlântica.

A CPI

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi criada devido à grande quantidade de denúncias de maus-tratos a animais no Espírito Santo – tanto na Grande Vitória quanto no interior. Quem flagra agressões dessa natureza pode fazer denúncias pelo e-mail defesadosanimaises@gmail.com ou pelo WhatsApp (27) 99635-8594.

Ao final dos trabalhos, o colegiado irá encaminhar o relatório para o Ministério Público Estadual (MPES) e também para a CPI dos Maus-Tratos que está em funcionamento na Câmara dos Deputados.

Além da presidente Janete de Sá (PMN), a CPI tem como vice-presidente Doutor Hércules (PMDB) e relator Gildevan Fernandes (PMDB). Amaro Neto (SD) e Marcos Bruno (Rede) são membros efetivos e Raquel Lessa (SD), Erick Musso (PMDB) e Luzia Toledo (PMDB), suplentes. Inicialmente, o grupo terá 90 dias para desenvolver seus trabalhos.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Setembro em Flor: conheça os sintomas de tumores ginecológicos

Setembro em flor/ Freepik Neste mês acontece a campanha Setembro em Flor, voltada para a conscientização e prevenção de tumores…

57 minutos atrás

Nova onda de calor chega em setembro

Praia de Jacaraípe no fim de semana. Foto: Gabriel Almeida | Jornal Tempo Novo Uma nova massa de ar quente…

57 minutos atrás

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

1 dia atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

1 dia atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

1 dia atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

1 dia atrás