O balneário de Manguinhos na Serra está sofrendo com as chuvas que caem desde a madrugada dessa quarta-feira (13). A comunidade está monitorando a situação e o medo é de que a rede de esgoto estoure devido a grande pressão das águas. Manguinhos recebe ao menos três grandes micro bacias: Córregos Laranjeiras, Maringá e Irema, que estão com alta vazão.
De acordo com o presidente da comunidade de Manguinhos, a chuva abriu uma cratera na praia. “A situação está complicada, estão se formando crateras na beira do mar e muitas ruas que não tem pavimento estão alagadas, mas ainda não tem ninguém desabrigado. Vamos começar um planejamento de quando a chuva passar, tentar mitigar os impactos”, disse Guilherme.
O líder comunitário disse ainda que a preocupação é com a rede de esgoto do bairro. “Muitas chuvas, a comunidade está apreensiva por conta das erosões na praia do meio, estamos monitorando a rede de esgoto, graças a Deus ainda não estourou. Mas estamos muito preocupados, algumas ruas já estão com 30 cm de água”, relatou.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, o coronel Antônio Carlos Coutinho, ainda não há nenhuma ocorrência de grande relevância, “apenas alguns pontos de alagamentos isolados”. Na Serra, a Defesa Civil está de plantão e atende pelos telefones 3338-1756 (das 12 às 18 horas), 199 (plantão 24 horas). Os telefones 99938-9500 e 99949-8612 também atendem em plantão.