Clarice Poltronieri
Continua a onda de arrombamentos em escolas e creches municipais da Serra que estão sem vigilantes à noite e fins de semana. Desta vez, foi o
Centro de Educação Infantil Jarbas Filho, em Colina de Laranjeiras. Houve furtos de materiais pedagógicos, brinquetos, além de depredação. A creche foi inaugurada em abril deste ano e este é o primeiro episódio de invasão.
O presidente da Associação de Moradores de Colina de Laranjeiras, Adriano Cordeiro, esteve com a diretora da creche na manhã desta quarta (27) para obter mais informações e ajudar a tomar providências.
“Ontem (26) por volta das 21h30 houve uma invasão no Cmei. Não houve furto, apenas vandalismo. Destruíram material de professores, estagiários, picharam paredes. Moradores viram uma movimentação estranha de dois indivíduos e acionaram a polícia, mas quando ela chegou ao local, eles já tinham evadido. Apesar do ocorrido, hoje teve aula normal. Estamos registrando ocorrência, vamos pedir reforço a 3ª companhia e à prefeitura. É a primeira vez que fazem isso”, disse Adriano.
O morador do bairro, Wesley Oliveira, numa rede social, registrou sua indignação. “Entraram durante a noite em uma sala acabaram com todo material das crianças, jogaram tintas nas paredes tetos, colocaram terror naquela sala, deixando escrito a palavra ‘traficante’. Tudo que viram pela frente estragaram e detonaram na sala. É Revoltante”.
A assessoria de imprensa da Prefeitura disse que foi feito um boletim de ocorrência sobre o caso que as aulas aconteceram normalmente esta manhã.
No início do mês, à época do arrombamento de uma escola em Nova Almeida a assessoria disse que a Prefeitura havia aberto licitação para a contratar a empresa que fornecerá os guardas patrimoniais para a escolas e creches que estão sem o serviço. Mas, dessa vez não se posicionou sobre isto.
Disse apenas que, com início das atividades da Guarda Civil Municipal, será criada a Patrulha Escolar, que vai reforçar a segurança e dar apoio as Polícias Civil e Militar no enfrentamento à violência. Mas não deu prazo para isto acontecer.
Casos se repetem em outros bairros
Desde o fim do contrato da Prefeitura com uma das empresas que forneciam os seguranças há um ano, várias escolas municipais ficaram sem o serviço à noite e nos fins de semana. Desde então, foram registrados diversos casos de arrombamento.
Em Nova Almeida, foram registrados cinco arrombamentos em uma mesma escola, Darcy Ribeiro Araújo, e um na Emef Valeriana Rosa Cezar. Também aconteceram casos nas escolas municipais de Eldorado, Jacaraípe, Feu Rosa, Hélio Ferraz e Jardim Bela Vista. Só nesta última, foram seis arrombamentos entre julho de 2015 e janeiro de 2016.
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…