O número de serranos em busca de emprego cresceu 16,5% na agência do Sine da Serra. Segundo dados da Secretaria de Trabalho Emprego e Renda, de janeiro até 10 de maio deste ano 22.729 pessoas procuraram a agência, localizada no Pró Cidadão em Portal de Jacaraípe. Já em 2018 a procura foi de 19.504 no mesmo período.
De acordo com o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Roberto Carlos, o aumento da procura pode estar associada ao desemprego no país. “Muita gente vem para a casa de parentes em busca de uma oportunidade. A cada 100 vagas, cerca de 30 passam pelo Sine, mas temos feito aumento na captação de empregos por essa via”, aponta.
Segundo a Prefeitura da Serra, o aumento na oferta de vagas no Sine este ano foi de 76%. De janeiro até agora, foram oferecidos 3.533 empregos, sendo 430 novos e 3.103 para reposição, ou seja, substituir alguém que saiu. Os setores com mais contratação são construção civil, indústria e logística. No mesmo período de 2018, o Sine ofereceu 2.006 empregos.
Já o encaminhamento de candidatos para entrevistas dobrou. Enquanto neste ano 5.277 candidatos foram enviados a empresas para concorrem a uma vaga, em 2018 este número foi de 2.626 trabalhadores encaminhados pelo Sine, conforme dados do município.
O Roberto Carlos aposta que o número de vagas disponíveis no Sine pode aumentar após a publicação de uma nova regra que dá incentivos fiscais para empresas que contratarem serranos.
“O decreto ainda não foi publicado e esse número de vagas deve aumentar após a regulamentação da lei. Mas algumas empresas já estão se adaptando, o que ajudou a aumentar as vagas”, explica.