Por Wylson Zon (Empresário do setor imobiliário)
Esta semana a Serra comemorou 459 anos! Cidade de contrastes, onde o ambiente urbano se mistura ao ambiente rural, emoldurada por belezas naturais e desenhada com traços fortes de uma metrópole, o município cresce a quatro décadas de forma espetacular, sendo o setor industrial o protagonista deste crescimento, mas na ultima década, o setor imobiliário passou a ter grande destaque no seu crescimento, sendo a cidade referência na Grande Vitória, atraindo grandes projetos residenciais e comerciais, com isso, alcança a maior população entre as cidades do ES em 2015, com aproximadamente 500 mil habitantes.
Tamanho crescimento vem gerando um aumento da demanda da população por serviços públicos essenciais, bem como melhorias na infraestrutura urbana da cidade, obrigando a prefeitura, através de seus gestores, a pensar e agir rapidamente no atendimento deste crescimento. E com este cenário de crise econômica, isso se faz mais urgente, onde a queda na arrecadação de impostos pode trazer dificuldades para a cidade e os cidadãos.
A Serra conta há anos com uma grande organização social e econômica, onde diversas instituições representativas da sociedade civil e do setor produtivo, como por exemplo, FAMES E ASES, se fazem presente em diversos fóruns e conselhos municipais, contribuindo com a discussão de temas e projetos relevantes para a cidade, no entanto, esta participação deve ser ampliada, onde o Cidadão Serrano deve ser chamado a debater de forma permanente os problemas que afligem a cidade, sendo protagonista na formulação de políticas públicas que visam o crescimento com qualidade de vida para toda a população.
A exemplo do que falo, ontem a Câmara Municipal de Serra aprovou as “Propostas de Ajustes ao Plano Diretor Municipal de Serra – Lei 3820/2012”, que visam melhorar a interpretação da lei e sua aplicação, propostas estas, que foram apresentadas e discutidas em diversas audiências públicas, com a participação de parcela da população e entidades representativas, que contribuíram com críticas e sugestões aos ajustes em discussão, e passa a regular melhor o uso e ocupação do solo Serrano.
Sabemos que a Serra já é uma das locomotivas do estado, sendo em breve a de maior relevância, mas quando falamos em crescimento, temos que pautá-lo com planejamento, caminhando sempre na busca do desenvolvimento sustentável da Cidade.
O cantor Mumuzinho será a atração do show nacional no Dia do Serrano, na Serra. Crédito: Divulgação Nesta quinta-feira (26),…
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…