A equoterapia, método terapêutico com o uso de cavalos, será utilizada para complementar o tratamento de 45 crianças e adolescentes com necessidades especiais, como Síndrome de Down e autismo, na Apae Serra.
O projeto será inaugurado nesta segunda-feira (30), em uma solenidade a partir das 14h, na av. Mestre Álvaro, s/n, Campinho da Serra II, próximo à APA Mestre Álvaro.
O projeto de Equoterapia foi firmado entre a Secretaria de Assistência Social (Semas), via Fundo para Infância e Adolescência (FIA), em parceria com a empresa Eco101.
Entre os benefícios da equoterapia em tratamentos para crianças especiais estão os físicos que ao montar no cavalo, os alunos desenvolvem e melhoram equilíbrio, postura, tônus muscular e percebem o relaxamento do corpo.
Tem também os benefícios pedagógicos, que faz com que o contato com o cavalo ofereça ao aluno, que é orientado e acompanhado de perto por uma equipe interdisciplinar, novas formas de conhecimento e aprendizagem.
A equoterapia também traz benefícios sociais: a prática propicia maior sociabilidade nos alunos, que passam a conviver não só com a família, mas com outras pessoas e ainda tem os benefícios psicológicos. A prática promove o bem-estar ao aluno, aumento da autoestima, autonomia do aluno, diminuição da ansiedade e melhoria dos processos cognitivos.
Foto: Gabriel Almeida A semana na Serra começou com céu nublado e chuvas rápidas em algumas regiões do município. Segundo…
O Estado abriu processo seletivo de nível médio para assistente administrativo com salário de R$ 2.105. Crédito: Divulgação O Governo…
A cada ano, as ameaças digitais evoluem e se tornam mais sofisticadas. Se antes era suficiente ter uma senha forte,…
Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…
O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…