Clarice Poltronieri
Quem não gosta de ver belos trabalhos feitos por crianças? Neste sábado (3), das 8h às 11h, acontece a Mostra Cultural do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Raio de Sol em André Carloni, com o tema Sustentabilidade e Contos de Fadas. E a visitação é aberta a quem quiser conferir.
O projeto Príncipes e Princesas na Era da Sustentabilidade, que faz parte do plano de ação da escola, tem o objetivo de levar para as crianças o encantamento dos contos de fadas para trabalhar cidadania. O tema foi trabalhado ao longo do ano e a apresentação é o fechamento do projeto.
No local, as crianças e as famílias terão contação de história e teatro, além de musicais com a participação dos pequenos. Foram 331 crianças entre dois e seis anos e 48 funcionários envolvidos no projeto.
A contação de história traz a peça Pretinha de Neve, que fala sobre relações humanas e raciais. As professoras da creche também vão apresentar uma peça, o Teatro das Princesas, sobre relações humanas. Já os alunos, farão apresentações musicais inspiradas na história que foi trabalhada em cada turma.
O grupo que estudou a história da Pequena Sereia aprendeu sobre vida marinha e os cuidados com a água. A turma do Pequeno Príncipe viu sobre as relações humanas e os cuidados com o planeta. Já a galera do João e o Pé de Feijão falou sobre as plantas e a alimentação. E a da famosa Branca de Neve trabalhou a relação com os animais e as florestas.
A diretora do CMEI, Viviane Decoté, conta como foi a sensação de desenvolver este projeto com os pequenos. “Foi delicioso trabalhar com isso, já estamos pensando no próximo ano que pode ter a temática de super heróis ou outro assunto voltado ao imaginário infantil. Todos abraçaram e amaram este trabalho e ficou mais leve nossa rotina”, revela.
Quem estiver presente poderá ainda visitar as salas de aula e ver os trabalhos que foram feitos pelos alunos com materiais reaproveitados: isopor encontrado na rua, papelão, rolo de papel higiênico e outros.
O CMEI Raio de Sol fica na rua Santa Terezinha, s/nº, em André Carloni.