smobile
[secondary_title]

Crianças e adolescentes também podem sofrer de depressão, veja sintomas

- PUBLICIDADE-
Depressão em crianças, sintomas confundem os pais. Foto: Divulgação

Doença considerada o “mal do século”, a depressão já acomete 1% a 2% das crianças brasileiras entre 5 e 8 anos, e a incidência em adolescentes varia de 14% a 25%. Os dados são do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). O estudo alerta que a atenção dos pais e da escola é fundamental para o diagnóstico.

Para falar sobre o tema, a Comissão de Saúde recebeu, na manhã desta terça-feira (12), o presidente da Associação Psiquiátrica do Espírito Santo (Apes), médico Antônio José Nunes de Faria.

Segundo o psiquiatra, pode parecer que a depressão não existe na população com menos de 12 anos, pois alterações hormonais características da idade podem confundir o diagnóstico.

“Os sintomas são geralmente os mesmos dos apresentados pelos adultos acometidos com a doença, com o agravante do uso excessivo de jogos eletrônicos, do celular e da internet, prática muito comum em crianças e adolescentes”, afirmou.

O médico também destacou a importância da família e da escola no processo de reconhecimento de sintomas como irritabilidade e cansaço sem motivo, sono alterado, baixo rendimento escolar, concentração diminuída e isolamento social.

“O diagnóstico começa com entrevistas com a família e ou pessoas que convivem diretamente com a criança. As sessões com a criança só começam a partir desse contato com os envolvidos e o diagnóstico definitivo pode levar até 6 meses para ser confirmado ou descartado”.

Uma vez confirmado, o transtorno do humor, como também é conhecida a doença, precisa ser tratada, pois gera comprometimento funcional e social, podendo chegar a impulsos suicidas, alerta o médico.

“Uma equipe multiprofissional deve avaliar a melhor abordagem para o tratamento, que varia entre 6 meses a 3 anos, com acompanhamento conforme a gravidade dos sintomas e a evolução da resposta às terapias”, destacou Faria.

 

Assistência pública

Sobre o acesso da população a atendimentos na rede pública para diagnóstico e tratamento da doença, o psiquiatra destacou que  apenas o Centro Regional de Especialidades Juliano Almeida do Vale (CRE Metropolitano), em Jardim América, Cariacica, atende a esses casos e não suporta a demanda.

Como alternativa, o psiquiatra defendeu a qualificação de médicos de outras especialidades: “É preciso que a rede pública qualifique médicos generalistas para que possam fazer esse atendimento e tratamento da depressão infantil”, afirmou o médico.

O psiquiatra também informou que o Estado conta com curso de especialização em psiquiatria no Estado oferecido pela Universidade de Vila Velha (UVV) e aberto a médicos de todas as áreas. Também há proposta para oferta curso de residência médica na área para 2020, em fase de avaliação no Ministério de Educação (MEC).

Para o deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB), que solicitou a presença do médico na comissão, é preciso “trabalhar no sentido de popularizar a psiquiatria, de forma a estender o acesso a todas as classes sociais”.

Comissão

Além do deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB), a reunião contou com a presença dos deputados Dr Hércules (MDB), presidente do colegiado, e Hudson Leal ( Republicanos).

 

Serra poderá ter pontos de apoio para morador se hidratar em dias de calor intenso

Sob o argumento de minimizar os impactos das altas temperaturas durante o período de verão, o vereador da Serra, Paulinho do Churrasquinho (PDT), protocolou...

Comunicado – 24/02/2025 – 4ª edição

publicidade legal - 24-02-2025 - 4ª ediçãoBaixar

Pablo Muribeca volta a protagonizar cenas de pirotecnia política e abuso de autoridade

Neste final de semana, o deputado Pablo Muribeca (Republicanos) retomou sua agenda costumeira: muitas críticas, poucas propostas e quase nenhuma ação concreta. Desta vez,...

Médica esclarece mitos e verdades sobre o câncer colorretal

Terceiro tipo de tumor maligno mais incidente no País, o câncer colorretal é o foco da campanha Março Azul Marinho, que faz um alerta...

Comunicado – 24/02/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 24-02-2025 - 3ª ediçãoBaixar

Detran vai abrir 7 mil vagas para tirar carteira de motorista de graça no CNH Social

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai abrir uma nova edição do programa CNH Social nos próximos meses. A iniciativa, que concede a carteira...

Mais de 50 estudantes de escolas públicas da Serra se destacam na Olimpíada de Matemática

Mais de cinquenta estudantes de escolas públicas da Serra se destacaram na  Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). De acordo com a...

Curso de mecânica gratuito para mulheres na Serra; veja como se inscrever

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) abriu inscrições para curso de mecânica básica para as mulheres residentes na Grande Vitória. A formação acontecerá nos dias...

Comunicado – 24/02/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 24-02-2025 - 2ª ediçãoBaixar
...