O fim de semana foi marcado por dois crimes ambientais flagrados em praias da Serra. No último sábado (17), foram encontradas seis tartarugas presas em rede de pesca no mar de Costa Bela. No domingo (18), a cena se repetiu: outras oito foram resgatadas também de rede de pescadores, em Capuba.
O resgate do sábado só foi possível devido uma ação feita por moradores da região. Viviane Lima foi quem filmou o resgate. De acordo com ela, os animais foram avistados presos na Área de Preservação Ambiental (APA) das Algas, em Costa Bela.
Assim que perceberam a situação, os moradores entraram no mar e conseguiram retirar as redes. As tartarugas foram soltas e devolvidas novamente à natureza.
Um dia depois, na manhã de domingo, banhistas conseguiram salvar mais seis tartarugas, que também estavam presas em rede de pesca, mas na praia de Capuba. O local, vale ressaltar, também faz parte da APA das Águas.
Quem participou da ação foi o ativista ambiental Claudiney Rocha, diretor do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff). De acordo com ele, além das seis salvas pela manhã pelos banhistas, à tarde, houve outro resgate no mesmo balneário da Serra.
“Na parte da manhã, banhistas já tinham resgatado seis tartarugas. Na parte da tarde acionamos a Polícia Ambiental e, juntamente com moradores e banhistas, conseguimos fazer o resgate de mais duas tartarugas que se encontrava em uma rede”, destacou o ativista.
Ainda de acordo com Claudiney, as duas tartarugas resgatadas à tarde na praia da Serra foram encaminhadas para o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram).
O ativista ambiental ainda destacou que a colocação de redes de pesca de espera em corais e afloramento rochoso é crime ambiental – e foi exatamente isso o que aconteceu nas duas praias da Serra.
Durante a semana passada, em Costa Bela, na Serra, moradores encontraram duas tartarugas mortas na faixa de areia. Ainda não é possível afirmar a causa da morte, mas moradores apontam que, possivelmente, a causa também foi atividade pesqueira.
O Jornal TEMPO NOVO entrou em contato com a Prefeitura da Serra para saber sobre a fiscalização destes casos. No entanto, o Município informou que esse tipo de ação não de é sua competência, mas sim do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
“No caso da fiscalização de atividades pesqueiras no mar ou nas praias, a competência é do IBAMA”, diz o texto da nota.
Uma explosão assustou moradores do entorno da Arcelor na tarde do último domingo (17). Crédito: Divulgação Evidentemente, não é algo…
A agenda em Jardim Tropical faz parte da programação do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata…
O policial foi encontrado morto dentro de um carro na avenida da Serra. Crédito: Gabriel Almeida Um policial militar foi…
Explosão na ArcelorMittal: empresa afirmou que problema foi causado por “contato entre fios”. Crédito: Divulgação Um forte estrondo, semelhante a…
De janeiro a outubro, foram contabilizadas 51 mortes na Serra, apenas uma a menos que no mesmo período de 2023,…
Secretaria de Educação: o novo concurso público oferta 1.290 vagas e salários de R$ 6 mil. Crédito: Divulgação A Secretaria…