Categories: Arquivo

Crise afeta até coleta de lixo na Serra

Na avenida Central houve acúmulo de lixo na sexta-feira (16) pela manhã. Foto: Ana Paula Bonelli

Clarice Poltronieri

No último fim de semana, a Serra passou aperto com a falta da coleta de lixo. Isso porque em alguns bairros o caminhão de lixo deixou de passar na última sexta-feira (16) e a coleta só voltou ao normal na segunda (19).

“Apenas um dia sem coleta de lixo em Laranjeiras causa muito transtorno, especialmente na Central, por conta do comércio. Lá a coleta acontece pela manhã e à noite. Assim que percebemos que não tinha acontecido, passei a entrar em contato com a Secretaria de Serviços no sábado cedo, que disse que já estava organizando a coleta, pois havia tido um problema com a empresa. No sábado à tarde a coleta já havia sido regularizada”, pontuou a presidente da Associação de Moradores de Laranjeiras, Deborah Alves.

Em Jacaraípe, o caminhão também não passou. A presidente da Associação de Moradores de Jardim Atlântico, Creonice da Silva Vieira, disse que a falta da coleta só aumentou os problemas do bairro. “Ficamos sem coleta na sexta e piorou o problema com mosquitos, pois o fumacê não passa há tempos e falta capina e limpeza. A prefeitura só fez a capina na Abdo Saad e agendou para o dia 5 no bairro, mas adiou para esta semana e nada até agora nada”, reclama.

Outros bairros em que a coleta ficou suspensa na sexta, segundo moradores, foram Barcelona, Jardim Limoeiro e Jardim Bela Vista.

Segundo o proprietário da Engeurb, José Carlos Zamprogno, o problema foi causado por faltar transporte e depósito, pois a prefeitura estaria com pagamentos atrasados às empresas. “O salário de nossos funcionários está em dia, apesar de haver atraso no repasse da prefeitura. Mas esse atraso, que atinge outras empresas, causou um efeito dominó, pois o transbordo e o aterro sanitário pararam. O serviço foi parcialmente regularizado logo na segunda”, explicou.

A assessoria da Marca Ambiental, questionada sobre o motivo de não receber o lixo, disse que não se pronunciaria sobre o assunto.

Já a assessoria da Prefeitura da Serra nega atraso no pagamento das empresas e disse que o serviço de coleta de lixo está normalizado e que está em dia com suas obrigações contratuais.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Reprovou na CNH? Candidatos poderão refazer prova prática de graça no ES

Reprovou na CNH? Candidatos poderão refazer prova prática de graça no ES. Crédito: Divulgação Alunos que não conseguirem passar de…

15 horas atrás

Capivara é atropelada na BR-101 e mobiliza resgate na Serra

A capivara foi atropelada na BR-101 e mobilizou resgate na Serra. Crédito: Divulgação Uma capivara machucada após ser atropelada na…

15 horas atrás

Transcol deve ganhar mais 50 ônibus elétricos

Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) 108/2025, do Governo do Estado para contratação de operação de crédito…

15 horas atrás

Feira ES Energia será realizada na Serra e amplia debate sobre o futuro energético capixaba

Com 40 estandes confirmados, a ES Energia promete aquecer o debate sobre os caminhos sustentáveis e inovadores do setor energético…

15 horas atrás

Cervejaria da Serra vai reviver o Salloon Country com Laion no sábado

Laion, conhecido pela sua marcante presença no extinto Sallon Country, na Serra, sempre carismático, dono de uma voz potente e…

16 horas atrás

Concurso público oferta 850 vagas de nível médio e salário de R$ 5 mil no Estado

O concurso público oferta 850 vagas de nível médio e salário de R$ 5 mil no Estado. Crédito: Divulgação O…

16 horas atrás