Categories: Meio Ambiente

Crise do abastecimento gera corrida por caixas d’água

Morador de Boa Vista, Felipe Moura, avalia caixa com o vendedor Gabriel Campos da loja Torre Forte. Foto: Fábio Barcelos

A escassez de água, que ocorre em grande parte do país, chegou ao Espírito Santo e tem assustado os moradores. Neste cenário, a venda de caixas d´água tem aumentado consideravelmente. Na Serra, por exemplo, as lojas registraram grande movimento nas últimas duas semanas, chegando a vender o dobro do item no período.

O gerente da Rede Constrular Altoé, que fica em Laranjeiras, João Batista de Oliveira Filho, afirma que a procura aumentou após as notícias na imprensa. “As mais vendidas são as com capacidade para 500 e 1000 litros”, conta.

Localizado em Serra Sede, a Popó Material de Construção vendeu todas as caixas d´água que possuía nos últimos dez dias. O proprietário, Márcio José Barcelos, admite que já tem lista de espera com pedidos. “Está até difícil de falar com o fornecedor, que tem recebido muitos pedidos e quase não dá conta de atender”, revela.

Com a grande procura, o preço subiu cerca de 20%, segundo o proprietário do Material de Construção Vale do Jequitinhonha, que fica em Carapina. O fato também pesou no bolso dos consumidores. Atualmente, os valores vão de R$ 200 a mais de R$ 1.300.

Líder no mercado nacional de caixas d´água, a Fort Lev, que tem um fábrica na Serra, revela que o aumento na demanda por caixas d’água vem ocorrendo há um ano, mas na região sudeste se intensificou nos últimos seis meses. De acordo com o diretor comercial e de marketing da Fort Lev, Evandro Sant’Anna, a empresa tem esgotado estoques e reservas de produção por causa da alta demanda.

Armazenamento ideal

Segundo Sant’Anna, a Serra vive hoje um estágio que vai além de simplesmente comprar uma caixa d’água. “Os moradores já estão avaliando as necessidades e fazendo as contas para adquirir a caixa d´água ideal para seu tipo de residência”, explica. Ele ainda afirma que outra tendência, que está chegando ao município, é a busca por acessórios mais especializados, como cisternas e tanques de captação da água da chuva.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba entre os 100 Mais Influentes da Saúde no Brasil

Fernando Lemgruber - terceiro da direita para a esquerda - durante a premiação dos mais influentes da saúde. Crédito :…

3 horas atrás

Saiba como economizar energia no verão

As medidas podem ser adotadas em casa e trazer economia no consumo mensal/ Foto: Reprodução/ Freepik A alta temperatura no…

3 horas atrás

Verão começa na Serra com céu nublado e calor

O sol nasceu coberto de nuvens neste sábado (21) em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli/ Tempo Novo A chegada deste…

3 horas atrás

Campanha praia limpa começa neste sábado (21) na Serra

A praia escolhida para o lançamento da Campanha Praia Limpa foi o Barrote, em Jacaraípe/ Foto: Reprodução/ SEMMA O verão…

20 horas atrás

Natal Solidário acontece neste sábado (21) na Serra

A décima edição do Natal Solidário acontece neste sábado (21)/ Divulgação Em contagem regressiva, o Natal chega mais cedo para…

20 horas atrás

Última sessão na Câmara da Serra é marcada por emoção e despedidas

A Câmara da Serra realizou a última sessão ordinária do ano legislativo nesta quarta-feira (18). Os mandatos dos atuais vereadores…

22 horas atrás