Categories: Economia

Crise na China pode afetar produção de aço

Placa de aço sendo produzida na ArcelorMittal Tubarão, na Serra. Foto: Bruno Lyra

Por Bruno Lyra

A crise econômica na China, cujas principais bolsas de valores operaram com forte queda esta semana, está gerando incerteza para o mercado do aço. Quadro que fica ainda mais nebuloso com a crise que atinge a economia Brasileira. A avaliação é do executivo da ArcelorMittal Brasil, Francisco Dornelas, que esteve na unidade da empresa em Tubarão, aqui na Serra, na última terça (25).

Francisco, que ocupa o cargo de Assessor da Diretoria Industrial do grupo no Brasil, disse que o setor já vem enfrentando dificuldade desde 2008, auge da crise que atingiu os Estados Unidos. Dificuldade ampliada pela concorrência das siderúrgicas chinesas, que conseguem menor preço com subsídios concedidos pelo governo daquele país.

A produção de aço na ArcelorMittal Tubarão, por exemplo, atende tanto o mercado interno quanto o externo. “Essa crise na China ainda está começando, os sintomas disso ainda estão por vir. Diferente dos sintomas da crise de 2008, que foram imediatos, dessa vez as coisas ainda estão esquisitas”, pondera.

Apesar disso Francisco diz que a ArcelorMittal Tubarão segue trabalhando em ritmo para produzir sete milhões de toneladas 2015, que é a capacidade máxima da planta. “Estamos voltando fortemente para o mercado externo, em função da retração do mercado interno”, revela.

Dornelas afirma que a crise na China joga mais água fria nos investimentos em siderurgia no Brasil onde hoje só há um novo projeto em andamento, no Ceará. Ele não crê que o projeto da Vale para uma siderúrgica em Anchieta, por exemplo, possa vingar neste cenário.

Para ele a saída é a evolução tecnológica nas plantas já instaladas para a fabricação de aços especiais, onde há mercado potencial. “Por isto, a ArcelorMittal Tubarão tem, desde abril último, um centro de pesquisa em novas tecnologias de aço”, conclui.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

15 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

15 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

15 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

16 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás