Categories: Política

Crise política esfria e “trégua” facilita vida de Audifax na Câmara

Audifax aposta em uma relação republicana com a Câmara no segundo semestre. Foto: Gabriel Almeida

A crise política na Serra dá sinais de esfriamento. Líderes da oposição relataram que está sendo estabelecida uma linha de comunicação entre o prefeito Audifax Barcelos (Rede) e o presidente da Câmara, Rodrigo Caldeira (Rede). Inclusive, isso já está sendo observado na pauta do Legislativo, que, durante a semana, votou projetos do Executivo. O vereador Aílton Rodrigues, porta-voz e líder informal do grupo oposicionista, afirmou que uma “trégua” teria sido proposta.

Nas sessões da última segunda (01) e quarta (03), a Câmara aprovou quatro projetos de lei de Audifax. Fato raro durante os últimos meses, os quais foram marcados por muita tensão política e graves acusações de ambas as partes.

O vereador Ailton confirma um “entendimento” institucional. “A base do prefeito continua a mesma. A oposição só topou conversar. Meu posicionamento continua sendo o de independente, disposto a conversar, a dialogar e a colaborar para a aprovação de bons projetos para a cidade. Em minha conversa com o prefeito, tivemos um entendimento institucional”, disse Ailton, referindo-se a uma reunião ocorrida recentementeentre ele e Audifax.

Sobre as frentes de confronto, tais como as comissões processantes (que no limite poderia até cassar o prefeito) e as contas advindas do Tribunal de Contas do ES (que poderia deixar Audifax inelegível), disse que houve uma trégua. “As coisas vão andar normalmente. As contas do prefeito, no momento certo, vão ser votadas. Esse recuo não é uma vitória para o prefeito, mas para a cidade. É uma trégua”, disse o vereador.

O primeiro secretário da Mesa Diretora, Roberto Catirica (PHS) – responsável por pautar os projetos -, seguiu a mesma linha de Aílton. No entanto, ele cobra mais “respeito” com os vereadores.

“A relação com o prefeito ficou ruim e precisa melhorar; a cidade confia no Legislativo e no Executivo, e entendemos que os dois juntos podem produzir bem para o município. Aquilo que é ruim para a Serra nós temos que recuar; se está ficando ruim essa relação desgastada, está ruim para todo mundo. Espero do prefeito respeito a cada vereador, sobretudo a base de cada vereador. Eu e a Câmara enxergamos que precisamos recuar nos ataques, olhar para a cidade, porque se não está bom para o município, é ruim para todos”, justificou.

Por meio de sua assessoria, Audifax disse que acredita numa relação republicana.“Temos expectativa de manter uma relação republicana com a Câmara em prol do desenvolvimento da Serra. Respeitamos a independência dos poderes e nosso foco é defender projetos de interesse coletivo, que beneficiem a população”, ressaltou prefeito. Já Caldeira não foi encontrado até o fechamento da edição.

Entenda

O auge da crise institucional entre Audifax e o Legislativo municipal foi no dia 5 de abril, quando o prefeito convocou a imprensa e afirmou que a Câmara está “sob controle do crime organizado” com o objetivo de derrubá-lo do cargo. As acusações foram rebatidas pelo presidente Rodrigo Caldeira. De lá para cá, a Casa de Leis passou a não pautar projetos do Executivo, a derrubar vetos e abrir frentes de investigação.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

7 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

15 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

15 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

16 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

16 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

16 horas atrás