Precisamos aceitar o que é: as coisas mudaram no Brasil de forma muito rápida e este ano trouxe à tona todas as consequências para a Economia. As notícias na Serra não são boas, as contratações de Natal irão diminuir e muitos comerciantes reclamam na Avenida Central de Laranjeiras. Sempre que entro em uma loja, ouço relatos dos proprietários sobre as dificuldades.
A crise nos tira do conforto, e sair do conforto é a única forma de explorar, evoluir, arriscar algo que não seria arriscado se estivesse tudo bem. Nos momentos de crise crescemos mais na vida.
O mundo é impermanente e ficar apegado a uma situação sempre traz sofrimento, cedo ou tarde a situação muda, seja por uma crise, ou pela própria mudança na sociedade. No momento é preciso aceitar a situação com serenidade, para conseguir tomar uma decisão de forma consciente e sair do estado de lamentação que nos arrasta para um estado de depressão. Quem não quer aceitar sofre muito e fica para trás.
Adiar projetos que já estavam quase concluídos com medo da crise pode ser um grande erro. Claro, existem casos e casos e cada um sabe os riscos que pode tomar.
Na Serra podemos aprender a desenvolver mais o comércio local e eventos de colaboração coletiva, em que vários empreendedores se unem.
É um momento especial para quem deseja ser empreendedor e autônomo e também trabalhar na internet, aplicando seu alcance para todo o país ou todo o mundo. Quem tiver mais criatividade e conseguir manter o equilibro emocional pode superar essa crise com histórias de sucesso. Nada vai mudar porque reclamamos, mas podemos mudar nossa forma de ver as coisas e agir sendo guiados pelo otimismo e iniciativa, e não pelo medo. Só com uma atitude positiva temos resultados positivos.