Categories: Notícias

Cuidado para não se machucar em tempo de ‘pular fogueira’

Maria Aparecida, da Arte Fogos, orienta cliente para o uso dos fogos de artifício que viram febre em tempos de festas juninas. Foto: Edson Reis

Por Ayanne Karoline

“Pula a fogueira iá, iá; pula a fogueira iô, iô. Cuidado para não se queimar, pois essa fogueira já queimou o meu amor”. Nos versos dessa típica música de festa junina é revelado um dos perigos por trás das comemorações do famoso “São João”. Fogos de artifício, fogueiras e até balões estão na lista das brincadeiras que podem terminar mal. Os motivos estão relacionados à inexperiência, imprudência e até ao abuso de bebidas alcoólicas.

Casos comuns como o da moradora de Carapina, Josy Norberto. Ela foi vítima de um rojão e perdeu parte dos dedos da mão esquerda. Tudo ocorreu próximo de um campo, onde a família assistia a um jogo de futebol.

Assim como Josy, muitos são vítimas desse tipo de acidente, principalmente em época de festa junina. No Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, que é referência no assunto, a demanda aumenta assustadoramente.

Segundo o cirurgião plástico Fabrício Mattedi Regiani, esse é o período que concentra praticamente todas as ocorrências deste tipo, no ano. “São queimaduras sérias, com consequências graves, como dilaceração de membros. Elas ocorrem, em sua maioria, por causa de manuseio incorreto de fogos, rojões e fogueiras”, afirma.

Incêndios

O meio ambiente e o patrimônio público e privado também sofrem com as brincadeiras juninas. Os incêndios provocados por balões e fogos de artifício causam grandes danos. De acordo com o Corpo de Bombeiros não há registros recentes deste tipo na Serra. Porém, os balões de São João ainda são usados, mesmo que ilegalmente.

A oficial de operações Raquel Santana, da 3ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, localizado na Serra, explica que a brincadeira é crime, previsto no artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais. A pena é de detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas, cumulativamente. Além da pena, vale ressaltar que os crimes ambientais são inafiançáveis. “O prejuízo que causa não pode ser controlado, afinal não é possível saber onde o balão vai cair”, afirma Raquel.
Vender fogos e rojões para menor pode dar cadeia

Além da proibição dos balões, existem regras para fogos de artifício. O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe a venda de fogos de artifício que possam causar algum dano para menores. As populares bombinhas e os traques podem ser vendidos, pois estão regulamentados. Por outro lado, a venda de bombas, pólvora e rojões para menores, pode acarretar em pena de seis meses a dois anos de reclusão.

Em caso de incêndios provocados por balões ou fogos de artifícios, o morador pode ligar para a Polícia Militar (190) ou Corpo de Bombeiros (193). Caso haja vítimas, a emergência também pode ser acionada, através do Samu (192).

Referências

Para casos de queimaduras, o Hospital Jayme Santos Neves é referência no Estado e fica localizado na Serra, assim como o Vitória Apart Hospital. Para crianças, a orientação é que sejam encaminhadas ao Hospital Infantil de Vitória.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Festa na Serra terá show gratuito de Mumuzinho nesta quinta-feira

O cantor Mumuzinho será a atração do show nacional no Dia do Serrano, na Serra. Crédito: Divulgação Nesta quinta-feira (26),…

4 horas atrás

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

2 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

2 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

2 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

3 dias atrás