Entre Gatos & Vets

Cuidados com a saúde da gata gestante

A gata gestante deve receber vermífugos seguros sete dias antes do parto para prevenir a transmissão pelo leite das larvas do Toxocara cati para os filhotes. Crédito: Divulgação

Esse momento da vida da gata é mais que especial, pois estará abrigando vários seres, pelo menos 4, e todos com necessidades orgânicas para seu desenvolvimento. Sendo assim, vários cuidados deverão ser tomados pelos tutores para uma boa desenvoltura dos filhotes, também para manter uma excelente saúde da mãe.

Em primeiro lugar, seria muito interessante que essa gravidez fosse planejada, pois dessa forma o Médico Veterinário poderá te ajudar em relação a todos os passos a serem tomados, tais como imunização, vermifugação e alimentação apropriada para seu estado.

Normalmente, em situações não endêmicas, a melhor recomendação é vacinar as gatas algumas semanas antes da reprodução, dessa maneira, a gata prenhe poderá passar altos níveis de anticorpos maternos para os filhotes em seu colostro, protegendo dessa forma os neonatos durante suas primeiras semanas de vida, antes que sua própria imunidade possa se desenvolver adequadamente. É essencial que a gata reprodutora seja totalmente vacinada antes do acasalamento sem a necessidade de qualquer administração de vacina durante a gestação.

+ Você sabe quais os custos básicos para ter um gato?

As gatas prenhes devem receber vermífugos seguros sete dias antes do parto para prevenir a transmissão pelo leite das larvas do Toxocara cati para os filhotes. O Toxocara cati é o helminto gastrointestinal mais comum do gato e causa uma  doença zoonótica, a larva migrans visceral, neural, ocular e oculta. É muito importante escolher um medicamento aprovado para gatas prenhes para tratar ectoparasitas, pois alguns medicamentos podem ser teratogênicos, e também causar partos  distórcicos.

Sabemos que a alimentação influencia diretamente na saúde e desenvolvimento dos filhotes, sendo assim, essa terá que ser diferenciada. Nessa fase de vida ocorre uma elevação da demanda metabólica em função das alterações fisiológicas da fêmea e das exigências para o crescimento e desenvolvimento adequado dos fetos. O teor elevado de gorduras aumenta o índice de sobrevivência dos filhotes ao nascimento, dessa forma o acompanhamento veterinário é fundamental para uma qualidade de vida da mãe e dos filhotes. Deve-se também ficar atento ao excesso do ganho de peso pois pode comprometer a gata no momento do parto, diminuindo o número de filhotes viáveis.

 

 

Helvana Fassina

Últimas postagens

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

4 minutos atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

4 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

5 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

6 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

7 horas atrás

SBT abandona TV Tribuna, que agora é afiliada da Band no ES; veja o que muda

A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…

7 horas atrás