Entre Gatos & Vets

Cuidados com a saúde da gata gestante

A gata gestante deve receber vermífugos seguros sete dias antes do parto para prevenir a transmissão pelo leite das larvas do Toxocara cati para os filhotes. Crédito: Divulgação

Esse momento da vida da gata é mais que especial, pois estará abrigando vários seres, pelo menos 4, e todos com necessidades orgânicas para seu desenvolvimento. Sendo assim, vários cuidados deverão ser tomados pelos tutores para uma boa desenvoltura dos filhotes, também para manter uma excelente saúde da mãe.

Em primeiro lugar, seria muito interessante que essa gravidez fosse planejada, pois dessa forma o Médico Veterinário poderá te ajudar em relação a todos os passos a serem tomados, tais como imunização, vermifugação e alimentação apropriada para seu estado.

Normalmente, em situações não endêmicas, a melhor recomendação é vacinar as gatas algumas semanas antes da reprodução, dessa maneira, a gata prenhe poderá passar altos níveis de anticorpos maternos para os filhotes em seu colostro, protegendo dessa forma os neonatos durante suas primeiras semanas de vida, antes que sua própria imunidade possa se desenvolver adequadamente. É essencial que a gata reprodutora seja totalmente vacinada antes do acasalamento sem a necessidade de qualquer administração de vacina durante a gestação.

+ Você sabe quais os custos básicos para ter um gato?

As gatas prenhes devem receber vermífugos seguros sete dias antes do parto para prevenir a transmissão pelo leite das larvas do Toxocara cati para os filhotes. O Toxocara cati é o helminto gastrointestinal mais comum do gato e causa uma  doença zoonótica, a larva migrans visceral, neural, ocular e oculta. É muito importante escolher um medicamento aprovado para gatas prenhes para tratar ectoparasitas, pois alguns medicamentos podem ser teratogênicos, e também causar partos  distórcicos.

Sabemos que a alimentação influencia diretamente na saúde e desenvolvimento dos filhotes, sendo assim, essa terá que ser diferenciada. Nessa fase de vida ocorre uma elevação da demanda metabólica em função das alterações fisiológicas da fêmea e das exigências para o crescimento e desenvolvimento adequado dos fetos. O teor elevado de gorduras aumenta o índice de sobrevivência dos filhotes ao nascimento, dessa forma o acompanhamento veterinário é fundamental para uma qualidade de vida da mãe e dos filhotes. Deve-se também ficar atento ao excesso do ganho de peso pois pode comprometer a gata no momento do parto, diminuindo o número de filhotes viáveis.

 

 

Helvana Fassina

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

7 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

14 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

15 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

15 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

16 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

16 horas atrás