Entre Gatos & Vets

Cuidados com a saúde da gata gestante

gata gestantegata gestante
A gata gestante deve receber vermífugos seguros sete dias antes do parto para prevenir a transmissão pelo leite das larvas do Toxocara cati para os filhotes. Crédito: Divulgação

Esse momento da vida da gata é mais que especial, pois estará abrigando vários seres, pelo menos 4, e todos com necessidades orgânicas para seu desenvolvimento. Sendo assim, vários cuidados deverão ser tomados pelos tutores para uma boa desenvoltura dos filhotes, também para manter uma excelente saúde da mãe.

Em primeiro lugar, seria muito interessante que essa gravidez fosse planejada, pois dessa forma o Médico Veterinário poderá te ajudar em relação a todos os passos a serem tomados, tais como imunização, vermifugação e alimentação apropriada para seu estado.

Normalmente, em situações não endêmicas, a melhor recomendação é vacinar as gatas algumas semanas antes da reprodução, dessa maneira, a gata prenhe poderá passar altos níveis de anticorpos maternos para os filhotes em seu colostro, protegendo dessa forma os neonatos durante suas primeiras semanas de vida, antes que sua própria imunidade possa se desenvolver adequadamente. É essencial que a gata reprodutora seja totalmente vacinada antes do acasalamento sem a necessidade de qualquer administração de vacina durante a gestação.

+ Você sabe quais os custos básicos para ter um gato?

As gatas prenhes devem receber vermífugos seguros sete dias antes do parto para prevenir a transmissão pelo leite das larvas do Toxocara cati para os filhotes. O Toxocara cati é o helminto gastrointestinal mais comum do gato e causa uma  doença zoonótica, a larva migrans visceral, neural, ocular e oculta. É muito importante escolher um medicamento aprovado para gatas prenhes para tratar ectoparasitas, pois alguns medicamentos podem ser teratogênicos, e também causar partos  distórcicos.

Sabemos que a alimentação influencia diretamente na saúde e desenvolvimento dos filhotes, sendo assim, essa terá que ser diferenciada. Nessa fase de vida ocorre uma elevação da demanda metabólica em função das alterações fisiológicas da fêmea e das exigências para o crescimento e desenvolvimento adequado dos fetos. O teor elevado de gorduras aumenta o índice de sobrevivência dos filhotes ao nascimento, dessa forma o acompanhamento veterinário é fundamental para uma qualidade de vida da mãe e dos filhotes. Deve-se também ficar atento ao excesso do ganho de peso pois pode comprometer a gata no momento do parto, diminuindo o número de filhotes viáveis.

 

 

Helvana Fassina

Últimas postagens

Forró à beira-mar: Som de Dois agita Bicanga neste sábado

A forrozeira será no Desvio Music Bar, em Bicanga, na Serra, e no palco o som fica por conta da…

10 horas atrás

Serra terá circuito histórico e cultural de São José do Queimado

Fabio Duarte é autor da iniciativa. Foto: Divulgação A Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou o Projeto de Lei nº…

10 horas atrás

Vital 2025 confirma Saulo, Bell Marques, Durval Lelys, Timbalada e Tomate

Além dos artistas que já colocaram o Vital na agenda, como Bell Marques, Durval Lelys, Xanddy Harmonia, Timbalada e Tomate,…

10 horas atrás

Músico promove tributo ao rei do reggae Bob Marley em bares da Serra

Rômulo Tertúlia, promove o tributo a Bob Marley em dois finais de semana, em Jacaraípe e Bicanga, e promete reunir…

11 horas atrás

Da Serra, Forrofiá retorna da Europa de olho nas festas de São João no ES

Durante mais de 20 dias, o Forrofiá se apresentou em países como Portugal, Inglaterra, Alemanha, Itália e França. Crédito: Divulgação…

11 horas atrás

Liniker e Ney Matogrosso fazem show gratuito em Vitória no 10º Festival TendaLab

Liniker e Ney Matogrosso são atrações confirmadas do Festival TendaLab, em Vitória. Crédito: Divulgação A capital capixaba vai receber um…

11 horas atrás