Categories: Sem categoria

Cultura partidária

Em pesquisa realizada entre 2002 e 2003 em todo o Brasil, o sociólogo Alberto Almeida constatou em números que o brasileiro leva mais em consideração a pessoa do que o partido na hora de votar.

Essa pesquisa comprovou o que muitos já supunham. A relevância dos partidos políticos no país deve ser analisada com cautela, favorecendo o surgimento de legendas de aluguel e trocas de siglas – mais por conveniência política do que por postura ideológica.

Analisando o currículo de Paulo Hartung, observa-se que ele iniciou sua trajetória político-partidária em 1982 no PMDB. De lá para cá passou por PSDB, PPS e PSB, antes de voltar à primeira sigla, onde permanece nos dias atuais.

As trocas de siglas, entretanto, podem ocorrer numa velocidade muito mais acentuada. No caso da atual legislatura na Câmara da Serra, terminado o prazo para mudanças no último dia 02 de abril, mais de 1/3 dos vereadores já havia deixado os partidos pelos quais foram eleitos há pouco mais de 3 anos.

Mas qual é o impacto desse troca-troca para a cultura política local? Afinal de contas, se um indivíduo não se sente representado por uma sigla, ele deve buscar outro abrigo – isso nos parece ponto pacífico! A questão é saber se queremos manter os valores políticos centrados na pessoa ou inverter a lógica e fortalecer os partidos.

Pelas últimas mudanças na legislação eleitoral apostamos que haverá um fortalecimento das principais siglas partidárias ao longo da próxima década. O fim da doação empresarial e da reeleição para o Poder Executivo poderá provocar, ao longo do tempo, novas relações políticas como uma maior aproximação entre militância e partidos (nos EUA, por exemplo, boa parte dos recursos financeiros advém de doações de pessoas físicas); e, maior alternância do poder com o fim da reeleição, forçando a preparação de novas lideranças para dar continuidade aos projetos políticos.

Nesse contexto, sairão na frente aqueles que tiverem maior identidade partidária e grupos de apoio.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Anderson Freire faz show gratuito em festa de Natal na Serra

O cantor gospel Anderson Freire fará show gratuito em uma festa de Natal que na Serra. Crédito: Divulgação O cantor…

7 minutos atrás

Câmara da Serra aprova doação da área do antigo Shopping do Povo para construir polo judiciário

Em 2022, uma comitiva do Tribunal de Justiça esteve com Vidigal visitando a área onde será construído o novo fórum.…

21 minutos atrás

Festa de Nossa Senhora da Conceição começa na sexta na Serra com muita religiosidade

A padroeira da Serra, Nossa Senhora da Conceição, tem sua data comemorada nodia 8 de dezembro, mas a agenda religiosa,…

56 minutos atrás

Acidente deixa 2 pessoas em estado grave e interdita BR-101 na Serra

O acidente grave deixou quatro pessoas feridas e interditou a BR-101, na Serra. Crédito: Divulgação Uma colisão envolvendo três veículos…

1 hora atrás

Empresários da Serra serão homenageados em noite de gala

A 18ª edição do Prêmio Mérito Empresarial da Associação dos Empresários da Serra (ASES), um dos mais aguardados eventos de…

2 horas atrás

Estado abre processo seletivo de nível médio e com salário de R$ 2.103

O Estado abriu processo seletivo de nível médio e com salário de R$ 2.103. Crédito: Divulgação O Governo do Estado…

3 horas atrás