Por Clarice Poltronieri
Dor nas costas. É difícil encontrar alguém que nunca tenha sentido. Para alguns, não passa de um incômodo. Mas para outros é algo pesado, que chega a impedir que a pessoa trabalhe ou faça tarefas simples como se abaixar para pegar um objeto que caiu no chão.
Tanto que não poupam esforço para aliviar a dor. Caso do morador de Planalto Serrano, Adriano Ferrari Becalli, que conseguir tratamento de osteopatia, modalidade da fisioterapia, em Vila Velha. Ele, que trabalhava carregando caixas pesadas, sofria muito com dores na coluna. “A dor começou há 5 anos. Ninguém sabia o que eu tinha. Hoje trabalho por conta própria, e com o tratamento já posso malhar com orientação médica”, frisa.
O casal de Colina de Laranjeiras Ormy Maria Barbosa Souza e Mateus Brinco de Souza também faz a peregrinação quando precisa. “Comecei a sentir dor na gravidez. Trabalhei a vida toda no banco e me aposentei por problemas na coluna. Procurei ortopedista, fisioterapia, acupuntura. Ficava travada e só remédio resolvia. Há 12 anos trato com a osteopatia. Meu problema é crônico, mas hoje vivo sem remédio”, relata Ormy.
E seu marido, Mateus, também se rendeu à técnica. “Caí de moto e um ano depois comecei a ter dores no joelho. Um dia o osteopata me disse que as dores eram relacionadas à coluna por causa da queda. Não acreditei muito, mas com o tratamento, a dor passou”, conta.
“A osteopatia é um tratamento do século XIX com manobras manuais no corpo que ajustam o que está fora do lugar. Em alguns casos, o problema se resolve, em outros, é amenizado. Só é possível saber com a consulta e avaliação de cada paciente” explica o osteopata Renan Bergano, de Vila Velha.
Já o ortopedista Lourimar Tolêdo do Hospital Metropolitano disse que a dor nas costas pode ter muitas causas. “Salto alto, bolsa pesada e má postura geram dores na coluna. O cigarro degenera os discos da coluna e o estresse aumenta a tensão entre eles. Os músculos das costas e do pescoço são mais sensíveis ao estresse”, explica.
Para evitar as dores, a recomendação é não ficar muito tempo sentado, ter postura correta, não fumar, usar colchão e travesseiros adequados, evitar o estresse e fazer atividades físicas com orientação profissional.
Um carro acidentado foi utilizado para alertar os motoristas sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool. Foto: Divulgação…
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Jornal Tempo Novo (@jornaltemponovo) Uma operação da Polícia Civil e do…
A professora Vanessa Marques (de blusa amarela) e parte de suas alunas. Foto: Divulgação/arquivo pessoal Moradores de Eldorado e adjacências…
Os atletas da Serra conquistam medalhas no Estadual 2025 de Wrestling em Guarapari e já se preparam para o Campeonato…
Entre as atrações do Circo Portugal estão Homem-bala: oitavo maior do mundo, anunciou últimas semanas na Serra com meia entrada…
Concerto gratuito da Trupe Barroca homenageia os 300 anos de “As Quatro Estações” de Vivaldi, com a renomada violinista Cynthia…