Por Clarice Poltronieri
Dor nas costas. É difícil encontrar alguém que nunca tenha sentido. Para alguns, não passa de um incômodo. Mas para outros é algo pesado, que chega a impedir que a pessoa trabalhe ou faça tarefas simples como se abaixar para pegar um objeto que caiu no chão.
Tanto que não poupam esforço para aliviar a dor. Caso do morador de Planalto Serrano, Adriano Ferrari Becalli, que conseguir tratamento de osteopatia, modalidade da fisioterapia, em Vila Velha. Ele, que trabalhava carregando caixas pesadas, sofria muito com dores na coluna. “A dor começou há 5 anos. Ninguém sabia o que eu tinha. Hoje trabalho por conta própria, e com o tratamento já posso malhar com orientação médica”, frisa.
O casal de Colina de Laranjeiras Ormy Maria Barbosa Souza e Mateus Brinco de Souza também faz a peregrinação quando precisa. “Comecei a sentir dor na gravidez. Trabalhei a vida toda no banco e me aposentei por problemas na coluna. Procurei ortopedista, fisioterapia, acupuntura. Ficava travada e só remédio resolvia. Há 12 anos trato com a osteopatia. Meu problema é crônico, mas hoje vivo sem remédio”, relata Ormy.
E seu marido, Mateus, também se rendeu à técnica. “Caí de moto e um ano depois comecei a ter dores no joelho. Um dia o osteopata me disse que as dores eram relacionadas à coluna por causa da queda. Não acreditei muito, mas com o tratamento, a dor passou”, conta.
“A osteopatia é um tratamento do século XIX com manobras manuais no corpo que ajustam o que está fora do lugar. Em alguns casos, o problema se resolve, em outros, é amenizado. Só é possível saber com a consulta e avaliação de cada paciente” explica o osteopata Renan Bergano, de Vila Velha.
Já o ortopedista Lourimar Tolêdo do Hospital Metropolitano disse que a dor nas costas pode ter muitas causas. “Salto alto, bolsa pesada e má postura geram dores na coluna. O cigarro degenera os discos da coluna e o estresse aumenta a tensão entre eles. Os músculos das costas e do pescoço são mais sensíveis ao estresse”, explica.
Para evitar as dores, a recomendação é não ficar muito tempo sentado, ter postura correta, não fumar, usar colchão e travesseiros adequados, evitar o estresse e fazer atividades físicas com orientação profissional.
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…
A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…