Destaque

Bailarino da Serra presta exame para a Royal Academy of Dance

Por morar em um bairro na periferia, ele precisou encarar a barreira social e também a racial para seguir com seu sonho de um dia se tornar um bailarino profissional/ Divulgação

Luis Felipe Machado, 18 anos, é morador do bairro Romão, em Vitória, e rompeu muitas barreiras para se tornar bailarino. Estudante da escola Pimenta Dance, localizada em Barcelona, na Serra, o jovem fará um exame em uma das academias mundiais de ballet mais concorridas do mundo: a Royal Academy of Dance na Inglaterra.

Luis Felipe está no último grau – Advanced 2. Sua mentora, a diretora da escola capixaba Pimenta Dance, Liviane Pimenta, o incentiva desde os 10 anos e espera conseguir chegar no Solo Seal como 1º capixaba com selo de solista internacional pela Royal Academy of Dance (RAD).

Além de Luis Felipe, outros 41 alunos capixabas participarão do exame anual da academia inglesa Royal Academy of Dance (RAD), com sede em Londres, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de outubro, na escola Pimenta Dance, localizada em Jardim da Penha. Um examinador da Royal Academy of Dance chega ao Estado na próxima semana para avaliar bailarinos capixabas.

Conforme apurado por Tempo Novo, os 42 alunos da escola Pimenta Dance, com idades entre 5 e 32 anos, incluindo cinco rapazes, prestam o exame internacional, que será aplicado pelo italiano Daniele Parlapiano. Apesar do nome feminino para os brasileiros, essa é mais uma barreira quebrada no mundo da dança: um examinador homem, que vem de forma inédita, para a avaliação aqui no Estado. O recorde este ano é a quantidade de rapazes envolvidos entre candidatos e professores. Além do examinador, que é italiano, também participarão cinco homens, entre alunos e professores capixabas.

Representação capixaba em massa

Leandro Furlan, 25 anos, também participará do teste. Ele nasceu em Rio Bananal, no interior do Estado, e veio para Vitória estudar na Ufes, onde graduou-se em Ciência da Computação. Leandro também é Mestre em Informática. Completando o time masculino participam também Deyvyd Santana, que é professor  e bailarino; Isaac Dilan, que é natural de Santa Catarina e veio para o Espírito Santo especialmente para se formar pela metodologia inglesa; além do professor Danillo Almeida. São os homens quebrando tabus e preconceitos na dança.

A escola receberá também outros 20 alunos vindos do Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro. Anualmente, os examinadores viajam para diversos países aplicando os exames da RAD. A Pimenta Dance consegue realizar o exame da RAD há 15 anos. Atualmente, no Espírito Santo, é a única escola que aplica o exame anualmente. Quem for aprovado recebe certificação internacional válida em mais de 80 países, incluindo universidades da Europa, EUA e Canadá.

Alunos treinam pesado para obter bons resultados

A preparação é puxada. Desde o dia 26 de setembro são realizados os trabalhos de coach, supervisão e orientação em Ballet Clássico com a diretora da Pimenta Dance, Liviane Pimenta. Os trabalhos de preparação dos alunos são feitos em parceria com a Maestra Catalã Meritxell Paradell, tutora da RAD, e jurada em diversos festivais na Europa.

Para Liviane, o desenvolvimento contínuo e gradual é primordial. Isso, pois os alunos têm metas de progresso para que evoluam como bailarino e ser humano, trabalhando a inteligência emocional. Ela formou-se pela Faculty of Education da Royal e por isso pode assinar a responsabilidade dos alunos inscritos neste exame.

Sobre a Royal Academy of Dance (RAD)

Com mais de 100 anos, Royal Academy of Dance (RAD) é a maior instituição de ensino de dança e de exames de ballet clássico do mundo. O acervo didático inclui livros, músicas e vídeos, que foram elaborados por uma equipe multidisciplinar. Levando em conta diversos fatores além da técnica, como a saúde, a parte artística e as danças à caráter. As inscrições para este exame internacional no Brasil contabilizaram mais de 6 mil participantes, e mais de 250 mil no mundo.

Os exames são projetados para motivar e incentivar os alunos de todas as idades e níveis de habilidade, através de um sistema de avaliação de progresso e de realização. A grade curricular da RAD contempla do Pre-School (desenvolve a psicomotricidade e a imaginação de crianças a partir de 2 anos de idade, através da ludicidade e o cuidado com o corpo) ao Advanced 2 (formação vocacional) em níveis básico, médio e avançado, seguidos de Solo Seal (exame para solista), Fonteyn International Ballet Competition e a formação de professores.

Jady Oliveira

Últimas postagens

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

6 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

6 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

7 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

8 horas atrás

SBT abandona TV Tribuna, que agora é afiliada da Band no ES; veja o que muda

A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…

8 horas atrás