Com uma paixão que vai além das batidas do funk e do rap, o músico Lucas Rodrigues, de 26 anos, criado no bairro Belvedere, na Serra, está perto de realizar um grande sonho com a ajuda e solidariedade dos capixabas. Ele recebeu uma oportunidade única: foi aprovado com nota 10 para estudar na prestigiada Civica Scuola di Musica Claudio Abbado, uma instituição com mais de 160 anos de história em Milão, na Itália. Porém, para concretizar esse sonho, Lucas precisa de ajuda.
Amante da música clássica, o som do violão corre em suas veias desde a adolescência, quando teve seu primeiro contato com o instrumento na Escola São João Batista, em Cariacica, por meio do projeto Orquestra de Violões. Foi ali que seu amor pela música começou a florescer e se transformar em um verdadeiro objetivo de vida.
Determinado, Lucas ingressou na Fames (Faculdade de Música do Espírito Santo). Já no primeiro ano, ele demonstrou seu talento e dedicação, tornando-se instrutor e dando os primeiros passos em sua carreira musical. No entanto, a pandemia veio como um grande obstáculo. Foram três anos sem poder fazer o que mais amava, um período difícil que quase o afastou de seu sonho.
Mesmo assim, Lucas não desistiu. Ele encontrou forças para recomeçar e seguiu novamente em direção à Serra, mais precisamente ao bairro Vista da Serra, onde voltou para a sala de aula, ensinando violão na Escola Professor João Loyola, na Serra Sede, e retomando seu trabalho com a Orquestra de Violões.
Em meio a essas mudanças, surgiu uma nova oportunidade. Ele foi aprovado com nota 10 para estudar na renomada Civica Scuola di Musica Claudio Abbado, em Milão. Um grande passo para o jovem criado em Belvedere que sempre sonhou em se expressar através da música clássica.
Apesar dessa conquista, o desafio ainda não acabou. Para realizar seu sonho, Lucas precisa arrecadar R$ 30 mil, valor que cobrirá a anuidade da faculdade, que custa R$ 9 mil, além de despesas com passagem, documentação e outras necessidades. O prazo é apertado, pois o valor precisa ser pago até sexta-feira (20). “O valor mais urgente é o da anuidade da Civica Scuola di Musica Claudio Abbado, que precisa ser pago até o dia 20. Tenho fé que irei conseguir”, explicou Lucas.
Lucas, bem como, Lucas Sousa, um jovem músico de Vila Velha, tem como apoiador o violonista Esdras Maddalon, que está na Itália, há mais de 20 anos e estudou violão clássico na Itália na Scuola Civica di Musica di Milano, onde atualmente é professor de música desde 2022.
Como ajudar
Lucas faz um apelo a todos que se comovem com sua história e acreditam no poder transformador da música. As doações podem ser feitas via Pix para o e-mail: lucasdasilvarodrigues7@gmail.com.
A paixão de Lucas pelo violão clássico começou quando assistiu a um vídeo de seu primeiro professor, Areias Phillipp, tocando no Quarteto Vitória de Violões. “Lembro que nunca havia visto o violão sendo tocado daquela forma, como instrumento protagonista em uma sala de concerto. E assistir aquela performance me despertou uma vontade interna, quase uma necessidade, de me expressar também daquela forma”, relembra.
Agora, ele está a um passo de transformar esse sonho em realidade e precisa do apoio da comunidade capixaba para levar o som do violão clássico de Belvedere aos palcos de Milão.