Da Serra para o mundo, ou melhor, para o Campeonato Mundial de Karatê, na Itália. Essa frase resume bem a próxima semana de Emérito Ferreira, morador da Serra e carateca de 45 anos que vai defender seu título de campeão do mundo na categoria Kumitê Master II no país da pizza.
A competição acontece entre os dias 27 e 30 deste mês de outubro, nas cidades de Caorle e Veneza, e marca uma situação inusitada: a estreia de Emérito vai ser no dia do seu aniversário de 46 anos.
“Completo 46 anos no dia 27, e já tenho luta na data. Se Deus quiser a vitória vem de presente. Estou na minha melhor forma física, estou com muita vontade de ganhar essa medalha, independente da cor. Passei por questões difíceis quanto a falta de recursos, muitos atletas também sofrem com esse mal, mas meus amigos e família deram o suporte para que eu pudesse competir no meu terceiro mundial”, disse Emérito.
Emérito é morador de Vista da Serra I e representa a FKC-ES Federação de Karatê Capixaba. O atleta é sinônimo de orgulho para o esporte da cidade e tem um projeto de luta marcial no bairro onde reside, mas sofre dificuldades financeiras para ampliar o sonho de levar mais atletas a campeonatos.
Em 2022, Emérito disputou duas etapas pelo campeonato brasileiro, e saiu com duas medalhas: ouro em João pessoa -PB e um bronze em São Paulo-SP. O histórico em mundiais também é favorável, além do título mundial na categoria kumite no ano de 2019 na cidade de Fortaleza, o atleta da Serra também tem um ouro por equipes na categoria kumite.
Presente no mundo das artes marciais desde os nove anos, o legado do carateca, mesmo antes da aposentadoria, já está em boas mãos. O filho Kevin Richard Ferreira, de 16 anos, demonstra talento e já acumula títulos: é pentacampeão brasileiro, octacampeão capixaba e tem um título mundial.
Em conversa com a reportagem, o garoto ressaltou o orgulho que sente pelo pai, e que quer traçar o mesmo caminho de sucesso.
+ Fim de semana com queda de temperatura e muita chuva na Serra
“Comecei no Karatê com 3 anos através do meu pai, que foi e é minha inspiração pra essa jornada no karatê. Passamos altos e baixos, mas sempre de cabeça erguida, tenho muito orgulho do meu pai no karatê, ele supera todas minha expectativas, e agora vai estar indo pro mundial na Itália representando nosso nome e nosso país”, disse Kevin.
Quem quiser ajudar e contribuir com o projeto de Emérito ou com a participação do atleta em outras competições pode entrar em contato através do número (27) 98806-5328.