Por Thiago Albuquerque
O rugby é um tradicional esporte inglês ainda pouco conhecido no país. Mas na Serra tem uma galera apaixonado por ele. Tanto que possuem até um time, o Maracajá Serra Rugby. Fundado em dezembro do ano passado por Anderson Lopes com o apoio de amigos, que desde então se reúnem para treinar uma vez por semana em Feu Rosa.
Anderson, que também é presidente do time, disse que o nome é uma homenagem ao índio Maracajá-Guaçu, pai de Arariboia, indígenas que foram personagens da história colonial capixaba no século XVI. Atualmente, de 15 a 20 jogadores se reúnem para praticar o esporte. “ É suficiente para atual modalidade disputada que é o rugby sevens, que contém sete jogadores de cada lado. Mas estamos de portas abertas para interessados em participar, mesmo que a pessoa não conheça o rugby”, convida. Segundo Anderson, os treinos são realizados na Praia da Baleia, no canteiro em frente aos condomínios da Rossi, todo sábado às 14horas. E os jogos são realizados com apoio da Prefeitura da Serra, no campo do Canarinho em Feu Rosa.
O Rugby é um esporte coletivo de contato físico intenso. O objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos. O campo oficial é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. Com o passar do tempo, foram surgindo variações do esporte. Dentre elas o rugby de sete, onze ou dezessete. Depois vem o rugby league com 13 atletas.