Ordenadores de despesas que tem a intenção de concorrer a algum cargo eletivo precisam deixar a função seis meses antes do pleito desse ano. Essa obrigatoriedade está prevista na Legislação Eleitoral brasileira e visa equilibrar a força entre candidatos.
No Espírito Santo, o governador Renato Casagrande (PSB) já anunciou a troca de três secretários que possuem interesse em participar da eleição. O primeiro deles ocorreu na tarde da última terça-feira (29), quando Casagrande anunciou a troca na Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Quem deixou a pasta foi Paulo Foletto (PSB), que retomou o mandato de deputado federal – do qual deve buscar a reeleição. Com isso, o suplente Ted Conti (PSB) perde a vaga de deputado que ocupava desde 2019.
Já quem assume o lugar de Foletto na Seag é Mário Louzada, de 54 anos. O novo secretário é natural de Jerônimo Monteiro e radicado em Vargem Alta, ele é gestor ambiental e técnico em Agropecuária. Mário Louzada esteve nos últimos três anos e três meses como diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Já presidiu o Fórum Nacional de Sanidade Agropecuária (Fonesa).
Nesta quarta-feira (30), o governador ainda fez mais dois anúncios, o primeiro se refere à troca na Secretária de Segurança Pública e Defesa Social: sai coronel Alexandre Ramalho, que deve se candidatar a uma vaga de deputado federal ou Senador, e entra o coronel da Polícia Militar, Márcio Celante Weolffel, de 53 anos. O novo secretário é natural de Vitória, bacharel em Administração (UFES) e especialista em Segurança Pública (UFES).
De acordo com a assessoria do governador Renato Casagrande, Márcio Celante esteve, desde o dia 2 de setembro de 2021, como subsecretário de Integração Institucional da Sesp, atuando à frente de importantes ações, como a Operação Estado Presente. Antes de se tornar coronel da reserva, desempenhou diversas funções na PMES.
Dentre elas, foi chefe do Estado-Maior Geral, comandante da Academia de Polícia Militar, Comandante da Escola de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar, diretor de ensino e subcomandante-geral. Também atuou como ajudante de ordens do governador na Casa Militar do Governo do Estado e como gerente do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES).
Já na tarde desta quarta-feira (30) Casagrande informou ainda a troca na Secretária de Economia e Planejamento (SEP). Quem vai responder pela pasta de agora em diante será Maria Emanuela Alves Pedroso, 38 anos, que ficará no lugar do atual titular, Gilson Daniel, que pretende concorrer a uma vaga de deputado federal. Emanuela assume o cargo nesta sexta-feira (1). A nova secretária atuava como Assessora Especial da SEP.
Casagrande detalhou que ela é advogada, especialista em Gestão Pública, pós-graduada em licitações e contratos, Emanuela foi subsecretária Administrativa da Secretaria de Estado de Governo (SEG). Em Viana, foi secretária de Administração e Finanças e também secretária de Governo. Exerceu mandatos de vereadora e prefeita de Alto Rio Novo.
Mudanças na Serra
Ainda não foi formalizada, entretanto, está prevista a troca na secretária de Turismo, Cultura, Esporte & Lazer da Serra. O atual titular da pasta, Thiago Carreiro, que também ocupa a função de Vice-prefeito, deixará o cargo na secretária para ser candidato a deputado federal na eleição desse ano. A Prefeitura ainda não divulgou o nome do novo secretário.