Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (06), o governador Renato Casagrande anunciou a derrubada de todas as medidas especiais utilizadas desde o início da pandemia. Com isso, uso de máscaras em todos os ambientes não é mais obrigatório em solo capixaba; o passaporte de vacina será extinto e o mapa de risco deixará de ser utilizado.
Casagrande disse que a Covid-19 será tratada como mais um doença dentre as demais que o sistema de saúde público já combate.
“Nós estamos a partir desse momento mudando a forma de gestão da pandemia; a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia; ela continua nessa classificação pois somente a OMS pode retirar, entretanto, decidimos tratar o assunto sob a perspectiva da área de saúde pública do ES sem as medidas qualificadas que nós usamos até o presente momento. Ou seja, acabou a matriz de risco, que publicou 101 mapas de risco que nortearam as ações em todo o ES”, disse Casagrande.
O governador confirmou a desobrigação do uso de máscara em todos os ambientes do ES: “Nesse novo momento, não precisaremos mais usar as máscaras. Estamos desobrigando o uso de máscara. Esse é um passo simbólico. A partir deste momento, o uso não é mais obrigado. Isso não quer dizer que as pessoas não devam usar”, disse.
O governador explicou que a obrigatoriedade continua para os profissionais de saúde. O passaporte da vacina também não será mais exigido em nenhum local. “Estamos no melhor quadro de dados que desde o início da pandemia, isso permite que a gente desobrigue os estabelecimentos de exigir este documento”.
Taxa de transmissão no ES
Durante o pronunciamento, Casagrande ainda destacou que o Estado está com a menor taxa de transmissão da Covid-19 desde o início da pandemia. “A taxa de transmissão hoje está em 0,19 e a porcentagem de positividade é de 2%. Os menores índices da pandemia desde março (de 2020). A média móvel de óbito de 14 dias está em um óbito. É também a menor taxa desde o mês de março”, destacou o governador.
ES não terá mais Mapa de Risco
Um anúncio de grande importância também feito na tarde desta quarta-feira foi o fim do uso do Mapa de Risco para gerenciamento da pandemia de Covid-19. Na prática, através desta matriz, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), determinava as medidas restritivas e de combate de cada um dos 78 municípios capixabas.
“Nós não teremos mais, a partir de hoje, o uso da matriz de risco. A pandemia será gerenciada como outro assunto, sem as medidas qualificadas que usamos até o presente momento. Não teremos mais o mapa de risco”, anuncia Casagrande.
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…