O servidor público aposentado Ericsson Duarte deve assumir seu sexto mandato de vereador na Câmara da Serra nas próximas semanas. Ele é o primeiro suplente da coligação Rede/PP/PMDB e deve substituir Guto Lorenzoni (PP), que se ausenta do cargo para assumir a Secretaria de Serviços (Sese). Ericson tem 69 anos e é morador de Pitanga, comunidade rural da Serra. “Temos que priorizar por reforma na Previdência dos servidores da Serra”, resumiu o político.
Voo de Guto, aperto de Bruno
Falando em Guto, a subida dele à secretária seria uma forma de criar musculatura para chegar a condições de disputar uma vaga à Câmara Federal no ano que vem. Guto deve se filiar a Rede. Porém, segundo consta, ele não era a primeira opção da turma de Audifax, que entre outros, tentou filiar o deputado estadual Bruno Lamas (PSB). Alguns membros da Rede que participam da gestão Audifax, já andam dizendo por aí que diante da recusa de Bruno, a turma do prefeito vai isolar Lamas, diminuindo os espaços da alçada dele, na prefeitura.
Calma Roberto, calma
Com resistência de algumas lideranças de dentro da Rede, o ex-petista e ex-deputado Roberto Carlos segue oficialmente sem partido. Mas a ida dele é dada como certa, e informações dão conta que Audifax deve filiá-lo nos próximos dias. Inclusive ao que tudo indica, a nomeação de Lauriete Caneva, à frente da secretaria de Trabalho Emprego e Renda, seria para atender os interesses de Roberto. O ex-petista deve disputa uma vaga para a Assembleia Legislativa em 2018.
Rose, a influente
A senadora Rose de Freitas (PMDB) conseguiu oficializar o repasse de R$ 11.5 milhões para o hospital Jayme Santos Neves, localizado em Morada de Laranjeiras. O recurso é fruto de uma articulação junto ao Ministério da Saúde e contemplará o custeio e habilitação de 50 leitos de gestação de alto risco. Esta é só mais uma prova do poder da senadora junto às liberações de recurso federais. Parece que Rose tem mesmo a chave do cofre e isso tem dado grande musculatura à senadora.
Tô no jogo também
As disputas eleitorais nos bairros continuam pegando fogo. E a história é quase sempre a mesma. De um lado chapas ligadas ao prefeito Audifax Barcelos (Rede) e do outro, chapas ligadas ao ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT) e ao tucano Vandinho Leite. O PSDB inclusive tem sido mais feroz na oposição que o próprio PDT. Um exemplo é a eleição comunitária de Vila Nova de Colares, um dos maiores bairros da Serra. O PSDB apresentou uma chapa e vem rivalizando para valer com a turma ligada ao prefeito.