Mandatários e representantes do Partido Liberal (PL) se reúnem nesta sexta-feira (27), na Serra, para um encontro municipal. O encontro será no Centro Comunitário de Laranjeiras, às 18h30, e é aberto ao público.
Estão confirmadas as presenças do senador do PL, Magno Malta, dos deputados estaduais Lucas Polese, Callegari e Danilo Bahiense; do vereador da Serra, Igor Elson; deputado federal Gilvan e outros representantes da legenda. A proposta do encontro é discutir o fortalecimento do PL, já de olho nas eleições 2024.
Cotada como pré-candidata do PL à Prefeitura da Serra, Márcia Macedo, conhecida como Marcinha, também estará no encontro. A possibilidade dessa candidatura está ganhando força nos bastidores do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A reportagem ouviu Marcinha na tarde desta quarta-feira (26). “Ouvi especulações neste sentido, dentro do partido, mas não fui abordada diretamente sobre este assunto. Mas como filiada ao PL e suplente do senador Malta, estou à disposição para debater qualquer assunto de interesse da denominação que represento. Sou uma liderança de direita, conservadora e cristã; neste sentido estou apta a defender as bandeiras da sigla”, lembrou.
O senador Magno Malta divulgou um video, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, que disse. “Amigos da Serra, amigos do Espírito Santo, tudo passa por uma questão política. Vamos participar; cada um fazer a sua parte. Vamos mudar o nosso país”, disse Bolsonaro.
Ex-prefeito Audifax e PL
A movimentação do PL vem após notícias de negociações de filiação entre Audifax e o PP avançando, outro partido, o PL, deve começar a se movimentar no sentido de também ter seu próprio candidato. O ex-prefeito vinha conversando com o partido de Bolsonaro, mas ao optar pelo PP, Audifax resolve duas questões de uma só vez. Isso ocorre porque ele acredita que terá melhores chances em um cenário eleitoral com mais candidatos, onde ele e o atual prefeito, Sérgio Vidigal, que possuem um eleitorado mais sólido, teriam vantagem.
Ao ser candidato pelo PP, Audifax permite ao PL ter seu próprio candidato, com a possibilidade de apoiarem um ao outro em um eventual segundo turno, devido às boas relações entre Audifax/PP e o PL. Vale lembrar que em 2022, o ex-prefeito apoiou o candidato Carlos Manato no segundo turno da eleição para o Governo do Estado. Em conversa com a coluna, Audifax já confirmou sua guinada para o espectro político da direita.
Dentro do PL, ainda há indecisão quanto ao nome do candidato a prefeito, mas quem começa a se destacar é a moradora de Barcelona, Márcia Macedo, conhecida como Marcinha. Ela é a primeira suplente do senador Magno Malta e possui boas relações políticas nas alas partidárias, incluindo na Serra, com o vereador Igor Elson. Um ponto a favor de Marcinha é que ela não teria que renunciar à suplência do Senado, tornando sua candidatura mais viável.